Detalhes e informações, além de muita animação, marcaram encontro de organização para a cerimônia da 8ª edição do Casamento Comunitário, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). A reunião foi na manhã deste sábado (11), na sede do órgão, localizada no prédio da antiga Estação Rodoferroviária.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, resumiu o sentimento de alegria e satisfação de promover essa ação: “Gente é real. Acontece! Nosso papel aqui não é só casar vocês com parceria com os cartórios para dar gratuidade no processo ou para garantir a segurança jurídica dessa relação que vocês têm. A gente está aqui para realizar sonhos e realizar do jeito que sonharam, até mais do que imaginaram. Não estamos fazendo apenas a nossa obrigação. Amamos o que fazemos. Planejamos o cuidado com o casal casando, o vestido de noiva, o melhor cenário para foto, enfim, em cada detalhe para eternizar a data. Isso mostra que esse momento é nosso de alguma forma. Dá muito orgulho!”.
A cerimônia do Casamento Comunitário será no dia 3 de dezembro e celebrará a união de 50 casais em um dos principais cartões-postais da cidade, o Pontão do Lago Sul. A Sejus organizou a reunião com todos os casais inscritos no casamento para detalhar como será o grande dia e os próximos passos do processo.
Na ocasião, os casais também puderam saber como vai funcionar a logística do evento para transporte, cabelo e maquiagem das noivas, ensaio para cerimônia, entre outras questões.
Confira aqui o vídeo exibido durante a reunião do Casamento Comunitário.
Pré-selecionados
Ao todo, são 79 casais interessados em participar do Casamento Comunitário. Caso haja desistência ou anulação do processo seletivo do casal inscrito, serão chamados os candidatos seguintes, respeitada a ordem cronológica de inscrição. A eventual chamada será realizada quando houver tempo hábil para habilitação de casamento junto ao respectivo Cartório de Registro Civil, obedecidos os prazos legais.
De 2020 até 2022, foram realizadas sete dias edições beneficiando 264 casais.
Dorivânia da Silva e Daniel Paiva têm seis anos de relacionamento e ficaram sabendo das inscrições para o Casamento Comunitário no evento do GDF Mais Perto do Cidadão no Sol Nascente e se encantaram com a ideia. “Nos inscrevemos porque temos o sonho de nos casar e não tínhamos condições de pagar por esse momento”, conta Dorivânia. “Estamos ansiosos e animados, porque vai ser a realização do sonho com a proposta de um casamento com cerimônia, num espaço legal e com convidados”, completa Daniel.
O casal Dáfane Ferreira e Leandro dos Santos foram pré-selecionados e tem o sonho do casamento após seis anos de relacionamento e um filho de 2 anos, Bryan. “Vai ser um momento muito especial, de sonho. Foi uma oportunidade pela facilidade e gratuidade”, comenta Dáfane.
Confira aqui a lista dos casais pré-selecionados. O documento segue o critério de ordem cronológica da inscrição e também outras exigências previstas no Edital nº 9, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Etapas
O Casamento Comunitário do Distrito Federal de 2023 tem cinco etapas: inscrição; análise das documentações; divulgação do resultado; participação no encontro preparatório; e cerimônia de casamento.
Os casais contemplados terão de entregar as documentações no cartório até 17 de novembro. O encontro preparatório e ensaio geral do Casamento Comunitário será no dia 1º de dezembro.
(Agência Brasília)
Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.