Com o objetivo de proporcionar suporte e inclusão social para pessoas com deficiência, a Carreta da Inclusão chega ao Recanto das Emas nesta terça (30), a partir das 10h, e permanece na região administrativa até quinta (1º). A estrutura estará na área atrás do Centro Empresarial 104, no estacionamento do Castelo Forte, em frente ao Conjunto 1.
A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti) em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD). O foco é oferecer diversos serviços à população, desde entretenimento e encaminhamento ao mercado de trabalho a apoio jurídico e emissão de carteirinhas de identificação para pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ao todo, seis regiões administrativas serão atendidas até setembro, entregando um total de 3.777 carteiras de identificação. A primeira região administrativa a receber o projeto foi o Guará. As próximas regiões são Samambaia (13 a 15 de agosto), Gama (26 a 28 de agosto), Santa Maria (3 a 5 de setembro) e Planaltina (17 a 19 de setembro).
“Ao oferecer diferentes serviços gratuitos para as pessoas com deficiência, a Carreta promove a inclusão nas suas mais diferentes formas. Seja por meio de tecnologias assistivas ou de serviços públicos diversos, como os atendimentos jurídicos e as iniciativas para incentivar a empregabilidade. No Guará, foram feitos mais de 1,2 mil atendimentos. Agora, chegou a vez de o Recanto das Emas receber este importante projeto”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman.
O titular da SEPD, Flávio Santos, observa a importância de ampliar o acesso do cidadão aos serviços públicos, sobretudo no caso daqueles que não podem ou têm dificuldade de se deslocar para outras cidades. “A Carreta da Inclusão vai novamente integrar as secretarias em prol da comunidade. Além de sair do espaço físico para levar às pessoas com deficiência inclusão digital, cidadania e acessibilidade. Essa é uma das vertentes desta gestão do Governo do Distrito Federal.”
A família da fonoaudióloga Sandra Bacelar, 55 anos, foi atendida pela carreta no Guará. O filho dela recebeu a Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), enquanto o marido, que tem baixa visão, pegou a Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência. “Essas carteirinhas nos ajudam a comprovar que a criança tem autismo, evitando que a gente precise andar com os laudos, e, no caso do meu marido, ajuda a comprovar que ele tem baixa visão, já que às vezes a deficiência pode passar despercebida”, contou.
“Já tinha dado entrada nos documentos na Praça do Cidadão, na estação de metrô da 112 Sul, e fomos buscar na carreta, o que foi ótimo, porque estava muito perto da nossa casa”, disse. “Evitou o deslocamento até o Plano Piloto, que pode ser sensorialmente muito ruim para algumas crianças, ainda mais quando as mães precisam ir de transporte público. Sem contar que ali tinham vários serviços importantes, era quase um Na Hora para a pessoa com deficiência.”
Inovação e acessibilidade
Na Carreta da Inclusão, estarão presentes a Diretoria de Emprego e Renda da Secretaria da Pessoa com Deficiência, com suporte àqueles que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho, e a Defensoria Pública do DF, que oferecerá atendimentos jurídicos a quem precisar resolver pendências burocráticas, além de auxílio sobre como as pessoas com deficiência podem solicitar o cartão de uso do passe livre para ônibus e metrôs.
Além disso, um dos principais destaques do evento é a arena gamer, onde os visitantes podem experimentar jogos eletrônicos adaptados com tecnologia assistiva. O espaço também permite a inscrição no projeto Gamifica DF, da Secti, com cursos gratuitos nas áreas de desenvolvimento de jogos, design e marketing.
A Carreta da Inclusão e o Gamifica DF se somam aos vários projetos desenvolvidos pelo governo desde 2019, quando foi criada a SEPD, com a proposta de tornar o Distrito Federal mais acessível, implementando ações como o Cadastro Único para a emissão de carteiras de identificação e o Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência.
(Agência Brasília)
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.