Durante o Carnaval 2026, o sistema de transporte público do Distrito Federal (DF) registrou grande movimentação de passageiros impulsionada pela gratuidade do programa Vai de Graça. Ao longo dos quatro dias de folia, foram contabilizados 2.469.056 acessos em ônibus e no metrô do DF, segundo dados oficiais.
Os ônibus do DF concentraram a maior parte da demanda, com 2.129.494 embarques, enquanto o metrô do DF registrou 339.562 acessos no período.
No Carnaval 2025, o sistema havia registrado 2.252.038 viagens nos coletivos e 306.099 acessos no metrô. Apesar do alto volume neste ano, houve uma redução de 3,4% no total de viagens, com impacto principalmente na segunda e terça-feira de Carnaval.
A segunda-feira (16) foi o dia de maior movimento, com 722.088 passageiros transportados em todo o DF. Os ônibus operaram em horário de dia útil, enquanto o metrô funcionou com viagens até 1h da madrugada, reforçando a mobilidade urbana durante os eventos.
Operação especial e reforço na frota
De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, a dinâmica do Carnaval altera os horários tradicionais de pico e exige ajustes operacionais.
“Tivemos um Carnaval bastante movimentado, com quantidade de passageiros semelhante ao mesmo período do ano anterior, e a frota operou com regularidade em todos os eventos do Distrito Federal. O transporte público do DF mostrou eficiência para atender aos deslocamentos da população”, afirmou.
Para atender à demanda, houve reforço na frota de ônibus. Em 2025, foram disponibilizados 90 veículos extras. Já no Carnaval 2026, o número subiu para 110 ônibus adicionais, ampliando a capacidade de atendimento, especialmente nos horários de dispersão dos blocos e eventos.
Transporte gratuito no Carnaval
A gratuidade no transporte público do DF durante o Carnaval está prevista no Decreto nº 46.924/2025, do Governo do Distrito Federal, que instituiu o programa Vai de Graça aos domingos e feriados.
No Carnaval 2026, a gratuidade começou à 0h de sábado (14) e se estendeu até 23h59 de terça-feira (17), permitindo que milhares de foliões utilizassem ônibus e metrô do DF sem custo para participar da programação carnavalesca espalhada pelas regiões administrativas.
Foto: Divulgação/Semob-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.













