No último sábado (30), durante uma rápida entrevista na porta de sua casa, após receber alta do hospital, onde foi submetido a um procedimento cirúrgico de emergência, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) disse aos jornalistas que as aulas devem voltar apenas em agosto.
Ibaneis Rocha deu a declaração com base em informações técnicas da área de saúde do GDF, que prevê que o pico do contágio do coronavírus seja agora no mês de julho. Para o governador, após o DF atingir esse estágio, as coisas voltarão ao normal.
“Acho que se a conscientização for feita, nós temos todas as condições de manter a reabertura tanto do comércio quanto das atividades de forma gradual até chegar lá no mês de julho, quando se atingiu o pico, com toda tranquilidade, voltando tudo ao normal e, no mês de agosto, voltando às aulas”, disse Ibaneis Rocha ao portal G1.
Ibaneis deixou claro que o GDF irá acompanhar de perto a reabertura do comércio e como a população vai se comportar. O governador quer que as pessoas respeitem as medidas de segurança contra o covid-19 e afirmou que poderá voltar a restringir atividades e serviços em caso de desobediência das regras.
“Lembrando sempre que qualquer excesso da população, eu tenho, o poder que foi me dado pelas urnas e pelo STF, o poder de retroagir”, enfatizou.
Da Redação com informações do portal G1/DF