O Governo do Distrito Federal (GDF) conquistou, após intensa articulação política, o tão aguardado reajuste salarial para policiais civis, militares e bombeiros do DF. A Medida Provisória da Segurança Pública e o Projeto de Lei das Carreiras foram assinados nesta segunda-feira (1º), mesmo diante da resistência do governo Lula em querer avançar com o tema.
A medida é considerada uma vitória direta da atuação do governador Ibaneis Rocha, que trabalhou nos bastidores para destravar as negociações e garantir valorização às forças de segurança.
Ibaneis destaca esforço e avanço histórico
“Esse reajuste, assinado hoje pelo governo federal, é fruto de muito diálogo, persistência e responsabilidade. Lutamos ao lado dos profissionais e com apoio firme dos parlamentares”, afirmou o governador Ibaneis Rocha em publicação nas redes sociais. Para o chefe do Executivo, a recomposição é uma correção necessária para equilibrar os salários das corporações do DF em relação às forças federais e estaduais.
A atualização salarial é resultado dos Fóruns de Diálogo estabelecidos pela Lei nº 14.724/2023, que criou o Programa Permanente de Diálogo Federativo. Os entendimentos foram firmados nos Termos de Negociação Salarial nº 1/2025 (Polícia Civil) e nº 2/2025 (PMDF e CBMDF), assinados em outubro deste ano.
Reajustes variam de 19,60% a 28,40%
O reajuste será aplicado em duas parcelas — dezembro de 2025 e janeiro de 2026 — variando conforme cargos e patentes. Confira os principais percentuais:
- Polícia Civil: entre 27,27% (categoria especial) e 24,43% (terceira categoria)
- PMDF e CBMDF: recomposição entre 19,60% e 28,40%
- Ex-territórios (PMs e Bombeiros): 24,32%, divididos em duas parcelas de 11,5%
Além disso, o auxílio-moradia das corporações será atualizado também em duas etapas, com reajustes de 11,5% em dezembro e 11,5% em janeiro.
Mais de 2 mil novos profissionais serão nomeados
Outro avanço significativo foi a sanção da nomeação de 2.073 profissionais da segurança pública, por meio do PLN nº 31/2025:
- 700 policiais civis
- 1.284 policiais militares
- 89 bombeiros militares
As nomeações reforçarão o efetivo e darão maior capacidade operacional às forças de segurança.
Valorização constante desde 2019
Desde o início da atual gestão, o GDF acumulou uma série de melhorias para a área:
- 2020: reajuste médio de 25% para PMs e bombeiros e de 8% para a Polícia Civil
- 2022: criação do auxílio-uniforme (R$ 3 mil/ano) e aumento do auxílio-alimentação da PCDF
- 2023 e 2024: MP nº 1.181 garantiu reajuste médio de 18% para polícias e bombeiros
Com esse conjunto de medidas, o DF consolidou-se como a segunda capital mais segura do país, alcançando o menor índice de homicídios dos últimos 11 anos.
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.












