Depois de 22 dias parados, os professores da rede pública de ensino do DF decidiram, na manhã desta quinta-feira (25), aceitar a proposta apresentada pelo governador Ibaneis Rocha, do MDB, e suspenderam a greve.
Os educadores apresentaram, por meio do Sinpro-DF, uma pauta de reivindicações ao GDF como a reestruturação da carreira, reajuste da remuneração acima das demais categorias, melhorias nas condições de trabalho, entre outras.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve à frente das negociações e comemorou o fim da paralisação. “Ficamos muito felizes com o fim da greve e o retorno das aulas, pois o bom senso prevaleceu. Lugar de estudante é dentro da sala de aula”, destaca. “O Governo do Distrito Federal sempre esteve aberto às negociações com a categoria e continuará com essa mesa de negociação visando possíveis melhorias futuras”.
Agora, com o encerramento da greve, a Secretaria de Educação se reúne com o Sinpro para tratar da recomposição do calendário do ano letivo de 2023. “Agora vamos tratar da reposição das aulas. Sentaremos com o sindicato para fazer a recomposição do calendário do ano letivo de 2023 para que nenhum estudante fique prejudicado pelos dias de paralisação”, ressalta Hélvia.
Com informações da Agência Brasília
Foto: Divulgação/Sinpro-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.