O tradicional Teatro Sesc Garagem, na 913 sul, teve mais um dia para ficar marcado em sua longa história. Nesta quinta-feira, 13, o palco desse importante lar da arte recebeu a primeira edição do Prêmio Sesc+Cultura. Uma noite de consagrações, homenagens, muita emoção e a distribuição de 100 mil reais em premiações.
Em seu primeiro ano de realização, o prêmio Sesc+Cultura recebeu 98 inscrições. Foram projetos culturais realizados nos espaços do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF) durante 2024. Desse total, cinco foram premiados com troféu e mais R$ 20 mil cada. Veja a lista de vencedores abaixo:
Categoria: Destaque Relevância Cultural e Artística
Categoria: Quando as Ruas Chamam
Categoria: Destaque em desenvolvimento estético
Vencedor (a): Pedra (P) Árida
Categoria: Inovação e originalidade
Vencedor (a): Luz Negra
Categoria: Impacto social
Vencedor (a): Similitudo
Categoria: Mobilização de público e formação de plateia
Vencedor (a): Eu já passei pelo fogo
NOITE DE HOMENAGENS
Sob o comando da atriz e apresentadora Maria Paula, o prêmio prestou homenagens para cinco importantes personagens do quadro cultural do Distrito Federal. O primeiro a subir ao palco foi o jornalista Irlam Rocha Lima. Na sequência, foram agraciados a musicista Rejane Pacheco, presidente do Instituto Reciclando Sons, Bruno Kesseler, presidente da Central Única das Favelas no Distrito Federal, Cristiana Sobral, atriz e escritora, e Cláudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa do DF.
O diretor-regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, destacou que fomentar a cultura da capital federal está entre os eixos de atuação da entidade. “Uma noite especialíssima no prêmio Sesc + Cultura, reconhecendo talentos desses artistas sensacionais de Brasília. O Sesc tem na cultura um dos seus eixos de ação mais vibrantes; um dos seus eixos de ação mais representativo. E essa noite trouxe para nós não só essa certeza, mas, sobretudo, o desejo de continuar contribuindo e cumprindo essa missão”.
O presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, também ressaltou o trabalho do Sesc-DF. “Pra mim é uma alegria, uma emoção estar nesta noite celebrando a arte. Nós fazemos tudo isso de coração. Sem cultura e educação não é possível formar uma sociedade mais justa”.
O prêmio Sesc+Cultura é uma iniciativa cultural do Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF). O objetivo é reconhecer o trabalho desenvolvido por profissionais ligados à cultura no âmbito do DF. Além disso, reforça o compromisso do Sesc-DF na difusão e valorização da cultura local.
(Sesc-DF)
Foto: Divulgação/Sesc-DF
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.