Morreu nesta quinta-feira (20), de causas naturais, a cantora e compositora Elza Soares. A artista tinha 91 anos e estava em casa no Rio de Janeiro. Elza partiu, coincidentemente, na mesma data que seu ex-marido e eterno craque do Botafogo, Garrincha.
A informação foi passada pela equipe da artista, por meio de publicação no perfil de Elza no Instagram.
Confira a íntegra do comunicado:
“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”.
Vida Artística
Elza Soares começou na vida artística em 1953, quando fez seu primeiro teste no programa de calouros de Ary Barroso, na Rádio Tupy. Também trabalhou na Orquestra Garam Bailes, na Rádio Vera Cruz e no Festival Nacional da Bossa Nova.
Elza foi eleita a cantora do milênio pela rádio BBC de Londres em 2000 e representou o Brasil na Copa de 62. Em mais de 60 anos de carreira, a artista viveu dramas na vida pessoal – como a agressão que sofria de Garrincha e a morte do filho do casal -, foi perseguida pela Ditadura Militar e sofreu um acidente que a deixou com dificuldades de locomoção.
Em 2015, Elza Soares lançou o disco ‘A Mulher do Fim do Mundo’, que ganhou o Grammy Latino e ficou entre os melhores álbuns de 2016 na lista do jornal ‘The New York Times’.
Relacionamento com Garrincha
Elza Soares conheceu Garrincha em 1962, ano que o craque era considerado o melhor jogador do mundo após ser o destaque da conquista do bicampeonato mundial da Seleção Brasileira. A cantora revelou como eles se conheceram e confessou que não conhecia o jogador.
“(Em 1962) alguns cantores foram convidados para um show na concentração dos jogadores. No lugar, não tinha onde trocar de roupa. Aí veio um moço me oferecendo o quarto dele para trocar de roupa. Não tinha ideia de quem era. Depois me contaram que o quarto que troquei de roupa era do Garrincha, do melhor jogador do mundo”, revelou.
O casal começou o relacionamento enquanto o craque ainda era casado, mas só oficializaram a união em 1966. O matrimônio durou até 1982 e o casal teve apenas um filho, Manoel Francisco dos Santos Júnior. O motivo da separação foi o alcoolismo, que afetou a vida pessoal do craque. Elza Soares lamentou a perda da luta contra a doença.
“O Mané (Garrincha) era alegre e feliz, apesar das maldades que faziam com ele. Ele era muito alegre, brincalhão e estava sempre sorrindo. Se não fosse a maldita bebida, talvez o Mané ainda estivesse aqui conosco”, afirmou.
Com informações do portal Terra
Foto: Reprodução/Instagram