A memória de uma das mais tradicionais avenidas de Brasília é retratada por meio da dança no filme W3 Sul Hortas y Pomares. O longa agridoce e bem-humorado estreia no Cine Brasília (106 Sul) nesta segunda-feira (6), em noite de exibição gratuita. A produção contou com recursos do Fundo de Apoio da Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), para sair do papel.
Com direção da multiartista e coreógrafa brasiliense Laura Virginia e fotografia do premiado Breno César, o trabalho é inédito dentro do gênero no Centro-Oeste. A ideia de fazer um filme poético sobre a dança vivida na W3 Sul partiu das vivências da própria diretora. Na avenida, ao longo de seus 30 anos de carreira, Laura estudou, dançou e viveu incontáveis histórias com coreógrafos, professores, bailarinos e diretores.
“A narrativa de W3 Sul tem na essência honrar a memória e celebrar a continuidade da arte da dança, mesmo com todos os desafios e esforços para mantê-la”, destaca a diretora. “Eu diria que é um filme positivo, solar, sobre a vida, um filme sobre o prazer profundo de quem dança. Aprendi a amar Brasília brincando por essa cidade-pomar e seus pilotis.”
De acordo com Laura, a idealização do filme data de uma época anterior à existência do FAC. Ela reconhece a importância dos recursos disponibilizados pela Secec para a execução do projeto. “O fundo abriu um canal de diálogo com a classe artística”, comenta. “É um incentivo de extrema importância para quem faz cultura na cidade”.
O longa tem direção de arte assinada pela arquiteta, cenógrafa, figurinista e atriz Maria Villar. A trilha sonora é do pioneiro da videodança no Brasil, Marcelo Sena. O elenco reúne, ainda, grandes nomes da dança de Brasília, como Rosa Coimbra, Yara De Cunto, Regina Corvello, Monica Berardinelli, Camillo Vacalebre, Noara Beltrami, Janaína Moraes, Mariana Pimentel, Oscar Ricarte e Carol Barreiro.
W3 Sul Hortas y Pomares
→ Estreia: segunda-feira (6)
→ Local: Cine Brasília (106 Sul)
→ Horário: 20h
→ Gratuito
→ Classificação indicativa livre.
(Agência Brasília)
Foto: Divulgação
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.