Buriti monitora ações grevistas na saúde incentivadas por distrital
As relações entre o Palácio do Buriti e o distrital Jorge Vianna, do Podemos, nunca foram das melhores. O parlamentar, que se apresenta como independente, mas tem indicações no governo, volta e meia deixa uma casca de banana no caminho do GDF. Segundo fontes palacianas, já se sabe que a tentativa de paralisação dos serviços de enfermagem no Hospital de Brazlândia, tem o dedo do deputado juntamente com outros líderes sindicais da saúde.
Atuação camuflada
O núcleo duro do Buriti monitora as tentativas de boicote e ações grevistas promovidos por entidades representativas, sindicais e até mesmo as fiscalizatórias, camufladas como medidas administrativas para gerar transtornos aos usuários da rede pública de saúde, desgastar a imagem do governo e seus dirigentes posarem de anjos pedindo para as pessoas se vacinarem em outdoors e nas redes sociais.
Medida descabida
Na última quarta (18), o GDF venceu a queda de braço com o Coren-DF na Justiça que suspendeu a “interdição ética” imposta pela entidade ao Hospital de Brazlândia como punição. O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública e Saúde Pública do DF, Henaldo Silva Moreira, entendeu que a medida era descabida por querer paralisar um serviço considerado essencial à população, inclusive ele citou a Lei das Greves, dando a entender que o pessoal da entidade desconhecia a legislação e ainda cutucou o pessoal da saúde dedicando um parágrafo de sua decisão para explicar que estamos num período de pandemia. Será se agora o pessoal compreendeu?
Leoa segue firme na Câmara
Este colunista conversou com a deputada Celina Leão, presidente do PP-DF, sobre o seu futuro político. A parlamentar revelou que vem trabalhando para aumentar a bancada de deputados do partido na Câmara Federal e na CLDF. A meta é chega a dois federais e de dois a três distritais. Celina não adiantou nomes dos Progressistas que podem chegar lá. A “Leoa”, como muitos a chamam, confirmou que será candidata à reeleição e afastou qualquer hipótese de voltar à CLDF. “Isso é coisa plantada pelos meus adversários para querer trazer qualquer tipo de desinformação”, declarou a deputada.
PO cada vez mais próximo de Ibaneis
Um dos assuntos mais comentados nos bastidores da política brasiliense durante a semana foram as aparições do empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio, nos eventos públicos do governador Ibaneis Rocha, do MDB. Atualmente, PO é o presidente do PSD-DF e vem sinalizando que quer voltar a ser parlamentar. Já se fala que ele mira o Senado Federal, onde esteve de 2003 a 2007. Nos eventos, Ibaneis fala de Paulo Octávio com um sorriso de causar inveja em quem também tem a intenção de concorrer ao Senado. PO vem declarando publicamente que está com Ibaneis e até dispensou um possível concorrente do emedebista de uma das rádios de sua organização.
Pezão pediu para falar
O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, também conhecido como Pezão, é um homem que não costuma falar em eventos. Na última sexta (20), durante a inauguração de uma ponte que liga a Rua 4 a Avenida da Misericórdia, em Vicente Pires, Pezão pediu para falar. José Humberto exaltou os moradores que lutaram pela consolidação da região e registrou que o governo Ibaneis vem realizando grandes obras na cidade. “Você pode viver agora em Vicente Pires com toda dignidade que uma cidade pode oferecer a sua população”, enfatizou Pezão.
Secretário ou papagaio de pirata do GDF?
Um fato curioso para quem acompanha os eventos públicos do governador Ibaneis Rocha é um secretário que está querendo aparecer mais que o chefe. O tititi no secretariado do GDF é que o colega já ganhou a fama de papagaio de pirata e inconveniente. Além dessa extrema necessidade narcisista do aparecido, tem muita gente reclamando que a pasta dele não vem tendo um bom desempenho. Seria bom o papagaio começar a olhar para o seu próprio rabo.
Ato de filiação de Leila com ares de aliança
A mudança de partido da senadora Leila do Vôlei foi efetivada no decorrer da semana. Leila trocou o PSB pelo Cidadania. A solenidade contou com a presença dos seus colegas de casa do DF, Izalci Lucas, do PSDB, e Reguffe, do Podemos. A deputada Paula Belmonte, que é do Cidadania, também esteve no ato de filiação para saudar a nova correligionária. Há quem diga que entre esses quatro estão os potenciais adversários de Ibaneis em 2022. Pode até ser que daí saia uma aliança, o negócio mesmo é quem vai te força e grupo político para bater chapa com o emedebista, que também está se preparando para o embate eleitoral. As pesquisas apontam que Ibaneis está na frente.
Os encontros de Filippelli
O ex-vice-governador do DF e suplente de deputado federal, Tadeu Filippelli, começou a se movimentar politicamente. Filippelli vem registrando em suas redes sociais os encontros que vem tendo com outros líderes políticos. Ontem (21), ele divulgou que esteve com Salvador Bispo, ex-presidente do PL-DF, Adalberto Monteiro, presidente do Patriota-DF, e o ex-deputado distrital, Pedro do Ovo. A foto mais curiosa foi com Salvador Bispo que anda meio afastado da política e tem se dedicado ao agronegócio. O teor da conversa, ficou entre eles.
Oração e pregação da discórdia
Tem um líder de uma congregação evangélica que sabe agir perfeitamente de acordo com seus interesses. Recentemente, ele colocou seu futuro pupilo para fazer a pregação do dia e pôs o futuro rejeitado para realizar a oração da oferta do dia. O objetivo é criar a imagem de bom moço do que prega e transformar em algoz o que será lembrado por mexer no bolso dos fiéis. Estratégia digna de um falso profeta.
Sala de Imprensa ABBP
Na próxima segunda (23), às 18h30, a Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP, retoma o projeto de entrevistas coletivas com transmissão simultânea nas fanpages dos sites e portais de notícias dos seus afiliados. O entrevistado será o vice-governador do DF, Paco Britto (Avante).
* José Fernando Vilela é editor-chefe e colunista deste portal. A coluna O Fino da Política é publicada todos os domingos.