• 6 de maio de 2024

O FINO DA POLÍTICA | Alexandre de Moraes decide destino político de Arruda no dia 3 de agosto

Alexandre de Moraes decide destino político de Arruda no dia 3 de agosto

Foto do ex-governador Arruda e da deputada Flávia Arruda
Foto: Reprodução/Instagram

Responsável pelo julgamento das três ações que tratam de mudanças na Lei de Improbidade Administrativa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, marcou para o dia 3 de agosto a apresentação de seu relatório sobre o tema aos demais colegas. O grupo político do casal Arruda aguarda ansiosamente uma definição do Judiciário para saber se o chefe do clã, o ex-governador do DF, José Roberto Arruda, do PL, vai poder se candidatar neste ano ou não. Arruda está nas mãos de Moraes.

Arruda está sem seus direitos políticos desde que foi condenado em algumas ações na Justiça decorrentes da Operação Caixa de Pandora deflagrada em 2009 pela Polícia Federal para investigar o pagamento de propina à base aliada do governo arrudista.

Mais uma derrota

Enquanto Alexandre de Moraes não decide o futuro político de José Roberto Arruda, os seus advogados continuam atuando para tentar avançar e possibilitar que seu cliente tenha algo a dizer aos eleitores do DF. Na última quinta (30), o 1º vice-presidente do TJDFT, Ângelo Passarelli, negou o pedido da defesa de Arruda para suspender uma das condenações de seu cliente por improbidade administrativa. Essa já é a segunda derrota do ex-governador no Judiciário. Não tem jeito, Arruda vai ter que esperar o outro careca decidir.

Flávia colada em Ibaneis

foto do governador Ibaneis , deputada Flávia Arruda e coronel Fábio Augusto em formatura da PMDF
Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

Já a esposa de Arruda, a deputada e ex-ministra Flávia Arruda, do PL, segue acompanhando o governador Ibaneis Rocha, do MDB, em eventos e tem reforçado para quem pergunta que ela e o emedebista estão juntos. A dúvida do momento é: se o marido restabelecer seus direitos políticos e decidir de candidatar ao GDF, qual o cargo que ela vai concorrer?

As últimas pesquisas de intenções de voto para o Senado apontam que Flávia tem tudo para se eleger ao lado de Ibaneis. Já se o marido for para o embate eleitoral contra o emedebista, a deputada corre o risco de ficar de fora da disputa e por fim a sua carreira política. Tudo vai depender de uma decisão do chefe do clã.

Ibaneis e Michelle Bolsonaro participam da ‘Marcha para Jesus’

Foto: Reprodução/Instagram

A ‘Marcha para Jesus’, evento organizado por igrejas e congregações evangélicas do DF, reuniu uma multidão na manhã do último sábado, dia 2 de julho, na região Central do Plano Piloto. De acordo com as estatísticas oficiais, os evangélicos representam quase 40% do eleitorado brasiliense. Diante da importância do segmento, muitos políticos participaram do ato religioso com viés político. A primeira-dama Michelle Bolsonaro compareceu, representou o marido e fez discurso e tudo mais. Outro que também esteve na ‘Marcha’ foi o governador Ibaneis Rocha. Ao se manifestar, Ibaneis elogiou o trabalho das igrejas e de seus líderes.

Além de Ibaneis e Michelle, também passaram pela ‘Marcha’ o vice-governador Paco Britto, do Avante; o empresário e pré-candidato ao Senado, Paulo Octávio, do PSD; o ex-ministro da Casa Civil Onyx Lorenzoni, pré-candidato do PL ao governo do Rio Grande do Sul; a ex-ministra Damares Alves, que é pré-candidata do Republicanos ao Senado. Deputados federais, deputados distritais e outros pré-candidatos participaram do evento.

A esquerda não tem vez

Um fato notório da ‘Marcha para Jesus’ foi a ausência de pré-candidatos e representantes de partidos de esquerda. Em outros tempos, o pessoal da esquerda costumava participar de eventos do segmento a convite dos líderes. A turma do Republicanos era especialista em aparecer com a galera do Rollemberg a tira colo. Pelo visto, a direita conseguiu segurar as rédeas das ovelhas republicanas, apesar de que algumas delas volta e meia pulam a cerca.

CLDF em recesso e distritais em pré-campanha

Foto: Divulgação/CLDF

Na última quarta (29), os deputados distritais encerraram os trabalhos do primeiro semestre deste ano da Câmara Legislativa do DF (CLDF). Os parlamentares aprovaram o projeto de lei que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2023. De acordo com o projeto, o GDF prevê um crescimento na arrecadação de 9% e um reajuste do Fundo Constitucional do DF, principal fonte pagadora dos servidores da saúde, segurança e educação.

Ao todo, o GDF estima um orçamento de R$ 54 bilhões para o próximo ano. Como os distritais entraram em recesso com a aprovação da LDO, alguns deles devem cair em campo nesse período de pré-campanha. Já nos bastidores há relatos de que uma outra turma de parlamentares prefere fazer turismo nesse mês de julho enquanto a campanha não começa nas ruas de fato. Bom, cada um sabe o que faz. Estamos a 91 dias da eleição.

Hermeto em baixa na zonal 10

Foto: Reprodução/Google Imagens

Os moradores da zonal 10, denominação dada pelos políticos as cidades que fazem parte da 10ª zona eleitoral do DF, em especial, da Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Park Way, não estão satisfeitos com os apadrinhados do distrital Hermeto, do MDB, nas administrações regionais da respectivas RAs. A comunidade reclama que os atuais administradores estão mais preocupados em puxar o saco, bajular e lamber as botinas do distrital que é ex-policial militar.

Segundo relatos, as três cidades estão abandonadas. É bom o deputado aproveitar o recesso e procurar arrumar a casa. Dizem as más línguas que um dos administradores do distrital acha que só o fato de passar o dia circulando com uma ‘aspone’ dentro do carro oficial e posando para foto abordando as pessoas resolve os problemas da população. O ‘colete’ de administrador, que foi idealizado pelo distrital, nunca foi tão maltratado.

Revelações bombásticas

Além das constantes reclamações dos moradores, um outro assunto tomou de conta das rodas de conversas dessas três cidades. A ex-mulher do distrital, Vanusa Lopes, está anunciando pelos quatro cantos que na hora ‘H’ ela vai fazer revelações bombásticas sobre o parlamentar. Vanusa está prometendo fazer estragos na vida política do subtenente da reserva da PMDF em pleno período eleitoral.

Júlia Lucy comemora que Ibaneis reduziu ICMS dos combustíveis

Foto: Reprodução/Instagram

A distrital Júlia Lucy, do União Brasil, mostrou mais uma vez a sua veia oportunista. No último sábado (2), ela foi para as redes sociais comemorar a redução do ICMS dos combustíveis do DF anunciado pelo governador Ibaneis Rocha. Júlia é uma ferrenha opositora do atual governo, mas sempre que pode a distrital tira uma casquinha dos feitos da gestão do emedebista.

Bia Kicis roendo a corda para o lado de Izalci

Foto/montagem: Reprodução/Instagram

A deputada federal Bia Kicis, do PL, participou de um evento no sábado (2) no Assentamento 26 de setembro juntamente com o senador Izalci Lucas, pré-candidato ao GDF pelo PSDB. A parlamentar bolsonarista nunca foi próxima do atual governador do DF e não tem participado de eventos com Ibaneis Rocha. Nos bastidores, a ex-procuradora tem manifestado que caso o ex-governador Arruda não saia candidato pelo seu partido, ela vai pedir à cúpula do PL para ficar neutra em relação ao GDF.

Fontes próximas a deputada revelam que Bia quer apoiar Izalci e não Arruda. Ou seja, Bia Kicis pode trair os ‘liberais’ (como são chamados quem integra o PL) de um jeito ou de outro. Após o evento na 26 de setembro, a deputada participou de um evento do PL que contou com a presença de Arruda, Flávia e Eduardo Bolsonaro. A nobre parlamentar está disfarçando bem as suas reais intenções.

Pesquisa para grego ver

Foto/arte: Reprodução/Google Imagens

Durante a semana que passou, um dos maiores tititi do meio político foi uma tal pesquisa interna encomendada por um dirigente partidário sobre o cenário político do DF. Curiosamente, o levantamento fantasma favorece os candidatos a deputado federal e distrital do dirigente e tenta embaralhar a disputa pelo Buriti. Nos bastidores, os assessores e integrantes de grupos políticos comentam que a tal pesquisa é feita só para grego ver e divulgar os seus dados conforme o interesse do dono do partido.

Frase do Fino

“Nós declaramos que esta nação é santa, edificada, liberta, curada pelo sangue precioso de Jesus. E as portas do inferno não prevalecerão contra a nossa família”, disse Michelle Bolsonaro durante a ‘Marcha para Jesus’.

* José Fernando Vilela é jornalista com especialização em Marketing Político e Eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado) e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É o atual presidente da ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias.

OBS: O conteúdo da coluna O Fino da Política é de uso exclusivo deste portal. É proibida a sua reprodução total ou parcial para fins jornalísticos, publicitários e quaisquer outras sem a devida autorização.

José Fernando Vilela

José Fernando Vilela é jornalista com especialização em marketing político e eleitoral e trabalhou em diversos órgãos públicos (GDF/CLDF/Câmara/Senado), partidos políticos, parlamentares e iniciativa privada. É editor-chefe, analista político e colunista do portal Expressão Brasiliense. É presidente da ABBP - Associação Brasileira de Portais de Notícias - desde 2021.

Read Previous

REGULARIZA-DF | Governo Ibaneis entrega duas mil escrituras a moradores de diversas regiões do DF

Read Next

LUTO EM GOIÁS | Morre o filho do governador Ronaldo Caiado