O líder máximo do PCC, Marco Camacho, o Marcola, está de volta à Penitenciária Federal de Brasília após transferência de Rondônia, onde estava desde março do ano passado. Marcola chegou na capital federal na quarta-feira (25) devido a um suposto plano de fuga ser descoberto conforme anunciou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
Sob forte esquema de segurança, a operação foi coordenada pela Secretaria de Políticas Penais do Ministério da Justiça e executada durante a tarde. O PCC é uma das maiores facções criminosas do Brasil, com atuação até fora do país.
“A transferência foi feita de um presídio federal para outro, exatamente visando prevenir um suposto plano de fuga ou resgate desse preso. Portanto, essa operação se fez necessária para garantir a segurança da sociedade”, afirmou Dino.
Essa não é a primeira vez que Marcola fica preso no DF. Antes de ir para Porto Velho, ele estava cumprindo pena no Complexo Penitenciário da Papuda, que é onde fica a unidade prisional administrada pelo sistema penal nacional. Na época, a transferência do líder da organização criminosa havia sido um pedido do governador Ibaneis Rocha, do MDB.
A ficha criminal extensa de Marcola acumula condenações que somam mais de 300 anos de detenção.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.