• 22 de novembro de 2024

DESDE 1995 | São Paulo não tinha rajadas de vento a mais de 100 km/h

A cidade de São Paulo não registra rajadas de vento com mais de 100 km/h, como a que atingiu a capital na tarde de sexta-feira, 3, desde 1995. Os dados são do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura e foram informados pelo prefeito Ricardo Nunes em coletiva de imprensa no Centro de Operações da Enel na tarde deste sábado, 4.

O prefeito destacou a excepcionalidade do fenômeno, que resultou em 1.400 chamados relacionados a ocorrências com árvores.

“Para a gente ter uma ideia do que aconteceu, só no Parque do Ibirapuera caíram 128 árvores. Foi um evento extraordinário e estamos aqui trabalhando muito para restabelecermos o quanto antes”, disse Nunes.

Ele afirma que determinou reforço nas equipes das subprefeituras, da Defesa Civil, limpeza e agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que em conjunto com a Enel passaram a noite e a madrugada e estão nas ruas de todos os bairros da cidade para recuperação de áreas afetadas. Os trabalhos começaram já durante o temporal.

“Tínhamos 300 profissionais atuando na área de corte e poda de árvores, e estamos agora com 1.470 profissionais nessa atividade; de 500 passamos para 1.900 homens da Prefeitura no serviço de limpeza. Eu mesmo passei a madrugada toda com a minha equipe, os secretários, acompanhando os trabalhos”, disse o prefeito.

A prefeitura também afirma que há 1.470 agentes das subprefeituras, 40 equipes de iluminação pública e 24 de reparos em semáforos nas ruas. A Defesa Civil está com todo o efetivo nas ruas. Pelo menos 35 viaturas estão distribuídas pelas quatro regiões da cidade.

Com 1,4 milhão de clientes na capital, a Enel afirma ter normalizado a energia de 400 mil. Mas ressaltou a complexidade dos trabalhos para o restabelecimento total, já que é necessário fazer, além de reparos, a reconstrução de redes.

“A melhor previsão é de atender a maioria das ocorrências até terça-feira. Falamos de um fenômeno extraordinário, que exige ações extraordinárias, e o restabelecimento passa pela reconstrução de parte da rede”, disse o responsável pela distribuição em São Paulo, Vincenzo Ruotolo.

Ocorrências

Dos semáforos que apresentaram problema por conta da chuva, 284 que estavam apagados ou intermitentes já foram restabelecidos; 247 ainda estão apagados por falta de energia e 20 por problemas no equipamento. No total, a cidade tem 6.500 semáforos.

De 618 chamados por falta de iluminação pública, 523 haviam sido consertados também nesta manhã. Das 76 árvores que caíram, 43 já haviam sido removidas.

(Terra)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook. 

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

PDAD 2023 | Por meio de QR Code, população poderá confirmar identificação dos entrevistadores

Read Next

LIBERTADORES 2023 | Com gol heroico de John Kennedy, Fluminense vence o Boca na prorrogação e conquista título inédito