Cidades de Santa Catarina estão enfrentando estragos causados pelas chuvas intensas neste sábado, 7, que provocaram alagamentos, enxurradas e inundações. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o município de Bom Retiro registrou danos significativos, com cerca de 200 pessoas impactadas pelas enxurradas.
Não há até o momento registro de vítimas. Diversos bairros de Joinville também ficaram alagados, assim como nos municípios de Xanxerê e Dionísio Cerqueira. Outras cidades atingidas são: Araquari, Caçador, Fraiburgo, Guarujá do Sul Itapoá, Lajeado Grande, Palma Sola, Ponte Serrada, Princesa e São Francisco do Sul.
“A Defesa Civil estadual reforça o alerta à população para que evite áreas alagadas, encostas e locais próximos a rios. Qualquer sinal de trincas no solo ou nas paredes, inclinação de árvores e rachaduras deve ser imediatamente comunicado às autoridades locais”, diz o órgão.
As chuvas devem se estender até a próxima segunda-feira, 9, quando os acumulados podem ultrapassar 200 mm. Há risco de queda de árvores e danos na rede elétrica, além de ventos fortes entre 51 e 70 km/h.
De acordo com o Climatempo, o alerta para chuva volumosa vale tanto para Santa Catarina quanto para o Paraná. Várias áreas do norte catarinense e do Vale do Itajaí podem acumular 50 mm e 100mm neste domingo, 8.
As regiões metropolitanas de Curitiba e de Florianópolis estão dentro da área de risco para chuva intensa também neste domingo.
O que acontece em SC?
O Estado de Santa Catarina está enfrentando um período de fortes chuvas nas últimas 24 horas. Diversas cidades, segundo o MetSul, registraram mais de 100 mm de chuva.
Em Dionísio Cerqueira, no Oeste catarinense, foram 176 mm de acordo com o órgão mensurador. Outros municípios também tiveram registros semelhantes: Lindóia do Sul (117 mm), Joinville (106 mm) e Caçador (103 mm).
A partir de vídeos que circulam pelas redes sociais é possível notar ruas completamente alagadas. Em Joinville, por exemplo, a Rua 9 de Março foi completamente tomada pela água.
(Terra)
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.