A onda de calor que atinge a parte Sul do país continua subindo na região que é considerada a mais fria do Brasil. Desde a última quinta (13) que os termômetros vem registrando o aumento da temperatura nos estados da região. Em Porto Alegre, capital do Rio Grande Sul, no domingo (16) a temperatura passou dos 40ºC pela terceira vez na história.
Na capital gaúcha, a medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foi feita às 21 horas do domingo. O recorde de calor anterior de 2022 era de 37,8°C no dia 14 de janeiro.
Quase 42°C no interior do RS
O Rio Grande do Sul ardeu em mais de 40°C na tarde do domingo, 16 de janeiro de 2022. O intenso foi sentido em muitas regiões do estado e a cidade de Uruguaiana é agora a mais quente deste ano no estado, com a temperatura máxima de 41,8°C, na medição automática do Inmet. A maior temperatura era de Quaraí, com 41,5°C no dia 12 de janeiro.
Calor em SC
Nesta segunda (17),as temperaturas podem chegar a 40o Celsius no extremo oeste de Santa Catarina.
A Defesa Civil catarinense emitiu alerta de risco moderado a alto, de fortes pancadas de chuvas com raios, rajadas de vento e possível queda de granizo no fim da tarde e à noite, enquanto durar a onda de calor. As regiões central e leste do estado, onde há mais umidade, são mais suscetíveis, segundo o órgão.
“Entre quarta (19) e quinta-feira (20), a onda de calor continua a manter as temperaturas muito altas em Santa Catarina, com tardes em que as temperaturas ultrapassam os 30°C em todas as regiões e, pontualmente, e podem chegar a superar os 40°C no Oeste”, informa a previsão divulgada pela Defesa Civil do estado.
A onda de calor que se encontra sobre o Sul do país veio da Argentina, onde foram registradas temperaturas de até 44oC.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Reprodução/Google Imagens