O primeiro voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos após a posse do presidente Donald Trump pousou, na noite de sexta-feira, 24, em Manaus (AM).
A aeronave, que tinha o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG) como destino final, aterrissou na capital amazonense por problemas técnicos, e o restante da viagem acabou cancelado.
A informação foi confirmada pela BH Airport, concessionária responsável pela operação do aeroporto em Confins, na capital mineira.
Segundo a empresa, a aeronave comunicou, em um primeiro momento, a necessidade do pouso técnico em Manaus. No entanto, a viagem não foi retomada.
O Itamaraty confirmou que 88 brasileiros estavam no avião. Este é o segundo voo com deportados a pousar no Brasil em 2025. O primeiro aconteceu no dia 10, ainda durante o governo do democrata Joe Biden, com 114 brasileiros a bordo.
A assessoria do Ministério das Relações Exteriores aponta que o voo integra um entendimento entre os governos brasileiro e estadunidense, firmado em 2017. Desde então, viagens com deportados com destino no Brasil acontecem com frequência.
No acordo, é combinado que um brasileiro detido nos Estados Unidos, por razões imigratórias e sem ter mais como recorrer nos processos jurídicos envolvidos, tem direito ao voo de volta ao Brasil.
Com informações do Terra
Foto: Reprodução/Google Imagens
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.