O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a endurecer o tom contra Moscou e afirmou que os países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) devem suspender imediatamente a compra de petróleo da Rússia.
Segundo ele, essa seria a condição para que Washington amplie as sanções contra o governo de Vladimir Putin.
A declaração ocorre em meio à estagnação nas negociações para o fim da guerra na Ucrânia, que pouco avançaram desde a reunião entre Trump e Putin, realizada há quase um mês no Alasca.
Trump classificou como “chocante” o fato de membros da aliança militar continuarem importando petróleo russo, o que, em sua visão, enfraquece o poder de barganha da Otan contra Moscou. Além disso, sugeriu que os países aliados imponham tarifas de 100% sobre a China até que o conflito seja encerrado.
“Isso vai ser de grande ajuda para terminar essa guerra mortal, mas ridícula. A China tem um controle forte, e até mesmo domínio, sobre a Rússia, e essas tarifas poderosas quebrariam esse domínio”, declarou Trump.
O republicano ainda voltou a culpar seu antecessor, Joe Biden, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pela guerra.
“Essa não é a guerra de Trump, é a guerra de Biden e Zelensky. Estou aqui apenas para ajudar a acabar com ela e salvar milhares de vidas russas e ucranianas. Se a Otan fizer o que eu digo, essa guerra vai acabar rapidamente”, concluiu.
Com informações da Ansa-Brasil
Charge: Desenvolvida por IA
Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.
Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.
Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.
Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.
Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.