• 19 de março de 2024

Blogueiros de Política se mobilizam para eleição da ABBP

Correndo para o seu quinto ano de existência, a Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política do DF e Entorno – ABBP, realiza no próximo mês a eleição para a sua nova Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Ética. Também elegerá pela primeira vez o presidente do Conselho de Fundadores. O jornalista Toni Duarte, editor do Radar-DF, será aclamado como presidente pelos associados para comandar a ABBP nos próximos dois anos.

A eleição da ABBP para a diretoria do próximo biênio terá chapa única. Na última sexta-feira (18), jornalistas blogueiros se reuniram para montar a “Chapa Professor Chico” que será apresentada na assembleia geral convocada para este  sábado (26).

Na ordem do dia também está a criação da comissão eleitoral e inscrição da chapa. Na ocasião será discutido com os associados um plano de trabalho que será colocado em prática pela próxima diretoria executiva.

Os sócios poderão apresentar sugestões para melhorar o conjunto de propostas. A eleição ocorrerá no dia 02 de fevereiro e a posse no dia 15. Somente associados com suas obrigações financeiras em dia terão direito a voto.

O nome da chapa é uma homenagem dos blogueiros ao professor de jornalismo e cientista político Francisco de Paula Lima Junior, um dos fundadores da organização que veio a falecer no exercício do seu mandato.

Para o atual presidente da ABBP, jornalista e blogueiro Sandro Gianelli, a realização da eleição com chapa única, embora seja permitido o instituto da reeleição, é uma demonstração de unidade entre os associados como forma de permitir, nos primeiros dez anos, a consolidação do processo de maturação da Entidade.

O jornalista e blogueiro Toni Duarte é um dos fundadores da entidade e é o atual secretário-geral da ABBP. O nome foi escolhido por consenso da maioria dos sócios.

Para Toni Duarte, a próxima gestão terá um grande desafio de fortalecer institucionalmente a associação, valorizar seus associados, estabelecendo parcerias e qualificar os blogueiros em relação a cobertura e prática jornalística do ponto de vista ético.

Ele disse que o surgimento da ABBP, criada a quatro anos, fez com que a  blogosfera política brasiliense se fortalecesse e que os blogues jornalísticos foram elementos influenciadores nas eleições de 2018 capazes de chamar atenção do mundo político local que antes focava apenas a chamada mídia tradicional.

“Hoje, as novas mídias têm sido uma crescente fonte de informação que gera atenção no meio virtual e acaba pautando os meios de comunicação tradicional. Por isso os blogues de política de Brasília se tornaram importante ferramentas de comunicação que começam a ocupar um espaço que era apenas permitido a velha e manjada imprensa”, afirmou o jornalista.

Ele disse ainda que a ABBP surgiu para fortalecer a credibilidade da blogosfera politica brasiliense; fazer com que os blogueiros tenham um olhar mais apurado de tudo que noticiam e de combate às fake news.

CHAPA PROFESSOR CHICO

Presidente: Toni Duarte – Radar DF

Vice-presidente: Ricardo Callado – Blog do Callado

Secretário-Geral: Poliglota – Blog do Poliglota

Tesoureiro: Aderivaldo Cardoso – Blog Policiamento Inteligente

Relações Públicas: Ana Paula – Blog Ana Capital

Relações Institucionais: Hamilton Silva – Blog do Hamilton Silva

Comunicação e Marketing: José Fernando Vilela – Expressão Brasiliense

Conselho Fiscal:

Presidente: Rodrigo Merccucio – Blog do Mercuccio

Conselheiro: Ricardo Lima – Blog Bombeiros DF

Conselheiro: Idovan Araújo – Rádio Federal

Suplente: Claudio Ulhoa – Blog do Ulhoa

Suplente: Sérgio Loros – Informando e Detonando

Conselho Consultivo/Ética

Presidente: Josiel – Tudo Ok Notícias

Conselheiro: Paulo Melo – Blog do Paulo Melo

Conselheiro: Guilherme Pontes – Blog do Guilherme Pontes

Conselho de Fundadores:

Presidente: Fred Lima – Blog do Fred Lima

Conselheiro: Toni Duarte

Conselheiro: Sandro Gianelli

Conselheira: Ana Paula

Conselheiro: Marc Arnoldi

Conselheiro: Guilherme Pontes

Conselheiro: Rodrigo Merccucio

Conselheiro: Artur Benevides

Conselheiro: Idovan Araújo

Conselheiro: Danúbio Martins

Matéria do Radar/DF

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Expressão Brasiliense

Read Previous

Acabou o amor entre os sindicatos dos servidores da saúde do DF e Ibaneis Rocha

Read Next

Ibaneis convence deputados distritais a realizarem Sessão Extraordinária para votar mudanças na área da saúde e segurança pública