• 3 de maio de 2024

VITÓRIA DE IBANEIS | TSE inocenta governador do DF em ação proposta pelo derrotado Rollemberg

As eleições para governador do Distrito Federal de 2018 ainda faz o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) chorar até hoje. Nesta quinta-feira (27), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, negar o recurso da ação movida pelo pessebista e pela candidata do PSol, Fátima Sousa, contra o atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB). Rollemberg e Fátima alegaram que Ibaneis tinha cometido crime de abuso de poder econômico, compra de votos e abuso de poder. Com a decisão, o governador foi absolvido das acusações feitas pelos dois derrotados.

Para o ministro relator do caso, Og Fernandes, Rollemberg e Fátima não apresentaram as provas das acusações, pois na ação judicial proposta por eles pediam a cassação de Ibaneis, mas o que eles fizeram mesmo foi levar a disputa pós-eleição para o famoso tapetão para tentar tirar o advogado do Palácio do Buriti.

Em seu voto, Og Fernandes destacou que as promessas feitas durante o discurso tinham caráter genérico, uma vez que as soluções apresentadas pelo candidato abrangem questões enfrentadas não só por aquela localidade, como por todo o DF.

Segundo o advogado de Ibaneis, Bruno Rangel, o “Poder Judiciário se debruçou no tempo adequado sobre as acusações contra o governador, considerando regulares todos os atos praticados por ele durante a campanha”.

Para o ministro Alexandre Moraes, “a lei eleitoral existe para punir excessos, não para transformar o jogo eleitoral numa aula de química. O eleitor não precisa ser tutelado dessa maneira”, disse.

Da Redação

Expressão Brasiliense

Read Previous

ATENÇÃO PARA O CLIMA | Umidade relativa do ar está caindo no DF

Read Next

MOTORISTAS FIQUEM ATENTOS | Ponte JK será interditada no sentido Plano Piloto no fim de semana