• 28 de abril de 2024

COPA DO CATAR | Argentina conquista o tricampeonato com Messi brilhando na final

Depois de 36 anos de espera, a Argentina enfim conseguiu libertar o grito de “é campeão” da garganta novamente. Neste domingo, pela grande final da Copa do Mundo de 2022, a seleção argentina levou um susto, mas derrotou a França por 4 a 2 nos pênaltis, após empate de 3 a 3 na prorrogação, no Estádio Lusail, em Doha, no Catar.

Os sul-americanos iniciaram com tudo a decisão. Após pressionar nos primeiros minutos, a equipe de Lionel Scaloni abriu o placar aos 22 do primeiro tempo, com gol de Lionel Messi, de pênalti. Aos 35, foi a vez de Di Maria balançar as redes e ampliar o marcador.

Na etapa final, entretanto, o cenário mudou. Os franceses iniciaram a recuperação aos 34 minutos, com Kylian Mbappé, de pênalti. Menos de dois minutos depois, o astro francês voltou a brilhar e deixou tudo igual.

Assim, o jogo foi para a prorrogação, onde brilharam novamente Lionel Messi e Kylian Mbappé. O argentino deixou o seu país na frente aos três minutos da etapa final do tempo extra. No lance seguinte, porém, o francês deixou tudo igual novamente.

Já nos pênaltis, a seleção argentina se deu melhor. Messi, Dybala, Paredes e Montiel fizeram. Do outro lado, Mbappé e Kolo Muano até marcaram, mas Coman e Tchouaméni perderam e deram o título para a Argentina.

Com o resultado, portanto, a Argentina se consagrou tricampeã mundial. A seleção também conquistou a taça em 1978 e 1986.

A França, por sua vez, perdeu a chance de conquistar a sua terceira Copa. Os franceses levantaram o troféu em 1998 e 2018. Os europeus, aliás, não conseguiram igualar Itália (1934 e 1938) e Brasil (1958 e 1962), que são os únicos bicampeões consecutivos.

Brilho de Messi

Lionel Messi foi o grande nome da Argentina nesta Copa do Mundo e também teve papel fundamental na final, com duas bolas na rede.

Desta forma, o camisa 10 chegou à marca de 13 gols em Mundiais, sendo assim o maior artilheiro da seleção no torneio. Apenas no Catar, foram seis bolas na rede e deu três assistências.

Com o tento na decisão, o ultrapassou Pelé e assumiu a quinta colocação na artilharia histórica das Copas. O goleador máximo é Miroslav Klose, com 16. O vice é Ronaldo, que tem 15.

Além disso, Messi se tornou o jogador com mais jogos em Mundiais. Ele soma 26 partidas. Segundo o próprio camisa 10, essa é a sua última participação na competição.

E o Mbappé?

Grande astro da França, o jovem Kylian Mbappé foi decisivo na final da Copa do Catar, apesar da derrota. O atacante teve um primeiro tempo apagado, mas reagiu na reta final e marcou três gols, igualando o Geoff Hurst como os únicos jogadores a marcar um hat-trick em uma final de Copa. O inglês atingiu o feito em1966, na vitória de 4 a 2 da Inglaterra sobe a Alemanha.

Com os tentos, Mbappé encerrou o Mundial como artilheiro, com oito gols. Além disso, ele encostou na artilharia histórica dos mundiais, com 11 bolas na rede.

FICHA TÉCNICA
ARGENTINA 3 (4) X (2) 3 FRANÇA

Local: Estádio de Lusail, na cidade Al Daayen, no Catar;
Data: 18 de dezembro de 2022, domingo;
Horário: 12 horas (de Brasília);
Árbitro: Szymon Marciniak (POL);
Assistentes: Pawel Sokolnicki (POL) e Tomasz Listkiewicz (POL);
VAR: Tomasz Kwiatkowski
Cartões amarelos: Enzo Fernández, Acuña e Paredes (Argentina); Rabiot, Giroud, Thuram (França)

GOLS: Messi, aos 22 do 1ºT e aos 3 do 2ºTP, Di María, aos 35 do 1ºT (Argentina); Mbappé, aos 34, 36 do 2ºT e 12 do 2ºTP (França)

ARGENTINA: Emi Martínez; Molina (Montiel), Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico (Dybala); Di María (Acuña), De Paul, Enzo Fernández e Mac Allister; Messi; Julián Álvarez .
Técnico: Lionel Scaloni

FRANÇA: Lloris; Koundé (Disasi), Varane, Upamecano e Theo Hernández (Camavinga); Tchouaméni e Rabiot (Fofana); Dembélé (Muani), Griezmann (Coman) e Mbappé; Giroud (Thuram).
Técnico: Didier Deschamps

(Gazeta Esportiva)

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

DESENVOLVIMENTO URBANO | DF vai ter mais seis novas áreas para moradia e comércio

Read Next

EM PROCESSO DE EXPANSÃO NACIONAL | ABBP elege nova diretoria para o biênio 2023/2024