• 19 de dezembro de 2024

1ª BATALHA VENCIDA | Após articulação de Ibaneis, Celina e da bancada federal do DF, relator do pacote de cortes de gastos do governo petista retira mudança no Fundo Constitucional do projeto

Apesar do esforço do governo Lula e do PT em querer prejudicar a capital federal cortando recursos a serem repassados pela União para o Distrito Federal, por meio do Fundo Constitucional do DF (FCDF), a articulação do governador Ibaneis Rocha, da vice Celina Leão e da bancada federal do DF no Congresso Nacional, com o apoio de lideranças e dirigentes de entidades dos mais diversos setores de Brasília, obteve uma vitória importante contra o petista e sua turma que planejam destruir a nossa cidade.

Essa não é a primeira vez que Lula e seus ‘companheiros’ tentam trocar o índice utilizado para calcular o reajuste anual dos recursos do FCDF. O discurso oficial é de que o governo precisa cortar gastos, porém a mudança da metodologia aplicada que atualmente é a variação da receita corrente líquida (RCL) da União para o IPCA como propôs o governo petista implicaria em perdas significativas e impactantes na economia da capital do País. 

O Fundo Constitucional é a principal fonte de custeio e manutenção da saúde, segurança e educação, três setores que são considerados serviços essenciais e que precisam ser assegurados pelo Estado para atender a população do DF. 

São com os recursos do FCDF que o GDF paga os servidores e o pouco que resta é destinado para investimentos nessas três áreas. A pergunta que não quer calar: por que Lula e sua turma insistem em querer mexer na legislação do Fundo Constitucional?

O objetivo real dessa medida é político e não técnico como o governo alega. O presidente petista quer atingir diretamente o atual grupo que está no comando do GDF, que está sob a liderança do emedebista Ibaneis, e a redução do repasse anual do FCDF viria a contribuir com o plano, pois sem dinheiro não tem como o DF seguir em frente. 

Nos bastidores da política brasiliense muito se fala que Lula está chateado por não ter conseguido ter um bom desempenho nas urnas por aqui nas últimas eleições. Em outros tempos, a militância fazia questão de organizar bandeiraços e atos políticos para exaltar o petista. Hoje ninguém quer mais comer pão com mortadela.

Aliás, vale lembrar que o petista e a ‘companheirada’ estão em baixa com o eleitor da capital federal há muito tempo. As experiências de administrações esquerdistas no GDF deixaram marcas e feridas que ainda machucam o povo. 

1ª Vitória no Congresso

A decisão do relator do pacote de cortes de gastos encaminhado pelo Planalto, deputado Isnaldo Bulhões, do MDB-AL, de excluir o artigo que trata da mudança no FCDF foi a primeira vitória dessa batalha.

Como a proposta partiu de Lula e do PT, parlamentares governistas acreditam que no Senado o tema possa ser reinserido no projeto por meio da apresentação de um destaque de algum apoiador do petista.

Com isso, a tropa de choque que está defendendo o Fundo Constitucional precisa ficar de prontidão e atenta para não bobear e deixar que um ‘jabuti’ surja no meio do caminho.

A notícia de que o artigo que trata da mudança no FCDF foi excluído do projeto não foi bem aceita pela equipe econômica de Lula. Por isso que especula-se que o Planalto vai tentar convencer alguém a voltar com a proposta. 

Ibaneis comemorou

Assim que a notícia da retirada do artigo do FCDF da proposta petista começou a se espalhar, o governador Ibaneis Rocha celebrou o feito em suas redes sociais. O emedebista ressaltou que seguirá firme na defesa do DF. Ele sabe que não pode vacilar. 

O esforço de Ibaneis, Celina e da bancada federal do DF fez toda a diferença. Desde que a proposta foi encaminhada, uma grande mobilização foi organizada para defender o FCDF. 

Outro ponto a favor da capital federal é que o governo petista não vive um bom momento no Congresso. A maioria dos parlamentares está mais preocupada com suas emendas ao Orçamento de 2025 e não vai querer meter a mão nessa cumbuca. 

Resta agora aguardar para ver como o governo petista vai se comportar quando o projeto de lei chegar ao Senado Federal. Por aqui, todos estão prontos para mais essa batalha. 

Foto: Renato Alves/Ag. Brasília

Acompanhe o Expressão Brasiliense pelas redes sociais.

Dá um like para o #expressaobrasiliense na fanpage do Facebook.

Siga o #expressaobrasiliense no Instagram.

Inscreva-se na TV Expressão, o nosso canal do YouTube.

Receba as notícias do Expressão Brasiliense pelo Whatsapp.

Read Previous

MAIOR COTAÇÃO DA HISTÓRIA | Dólar dispara e fecha em R$ 6,26 diante do temor do mercado do pacote fiscal