• 28 de março de 2024

TRE-DF cassa mandato do distrital José Gomes por coação de funcionários e abuso de poder econômico

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE) decidiu nesta quinta-feira (11) cassar o mandato do deputado distrital José Gomes (PSB) por abuso de poder econômico e coação de funcionários da empresa JG Real Serviços, da qual foi proprietário até 2018. Na decisão do tribunal, José Gomes terá o diploma cassado e ficará inelegível por oito anos.

O julgamento iniciou em março, mas fora adiado devido a um pedido de vista já quando o placar já estava 3 a 0. O resultado final foi 6 a 0. A defesa do distrital informou que entrará com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) num prazo de até cinco dias. O recurso tem efeito suspensivo imediato e José Gomes ficará no mandato até a decisão final. Caso a instância superior decida manter a sentença dada pelo TRE/DF, o distrital perderá o cargo e assume a primeira suplente, a ex-distrital Luzia de Paula (PSB).

De acordo com a denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), José Gomes teria ameaçado de demissão os trabalhadores que não o apoiassem à Câmara Legislativa (CLDF). Pelo menos 12 empregados da Real JG teriam sido desligados da companhia por esse motivo. O distrital nega que tenha agido dessa forma, porém gravações de áudios comprovaram a ação praticada.

Apesar da ressalva de que o gravador não pode ser periciado, pois a origem do aparelho não foi revelada, o MPE afirmou que as provas são claras, pois demonstrou o interesse em coagir os trabalhadores por parte do primo do distrital.

Da Redação com informações do Portal Metrópoles

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Ministério Público quer aumenta pena do ex-presidente Lula no caso do sítio de Atibaia

Read Next

“É possível colocar o DF no caminho do desenvolvimento”, afirma Ibaneis Rocha