• 28 de março de 2024

SOB A SOMBRA DE LULA | Rejeição de Bolsonaro volta a subir

Em meio ao retorno do auxílio emergencial e à retomada da elegibilidade eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a popularidade do presidente Jair Bolsonaro segue caindo, de acordo com a pesquisa XP/Ipespe. Segundo o levantamento, o grupo dos que consideram a administração ruim ou péssima cresceu 3 pontos percentuais no último mês, indo de 42% a 45%, enquanto os que consideram o governo ótimo ou bom oscilaram de 31% para 30%.

Veja também

CONTRA O LOCKDOWN | Bolsonaro volta a criticar restrições adotadas por governadores

A mudança coincide com a piora na percepção da atuação do presidente frente à pandemia de coronavírus (a avaliação negativa nessa área saltou de 53% para 61%) e com um aumento na percepção de risco sobre a doença (a parcela que diz estar com muito medo do surto cresceu dez pontos percentuais, de 39% para 49%). Nas últimas semanas, o País apresentou seus piores números na pandemia e o sistema de saúde de vários estados está perto do colapso.

Também se ampliou a parcela que acredita que a economia do país está indo no caminho errado (63% em março contra 57% em fevereiro). Durante todo o período da pandemia, Bolsonaro optou por defender a economia e minimizar as mortes causadas pelo vírus.

Foram realizadas 800 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 9, 10 e 11 de março. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

 

Expressão Brasiliense

Read Previous

BRIGA DE GIGANTES | Facebook e Google travam batalha contra lei nos EUA que beneficia indústria da mídia

Read Next

CAESB SUSPENDE ATENDIMENTO PRESENCIAL | Usuários podem procurar o site, aplicativo ou central telefônica