• 28 de março de 2024

Pesquisa do Instituto O&P aponta que Frejat segue na frente

O burburinho do momento no meio político do Distrito Federal é a pesquisa realizada pelo Instituto O&P, registrada no TSE sob o número DF – 04198/2018, feita entre os dias três e oito de junho e que realizou mil entrevistas. O Instituto sondou em quem as pessoas votariam para governador do DF e para as duas vagas para o senado nas eleições deste ano. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Governador do DF

De acordo com a pesquisa, o pré-candidato pelo PR, Jofran Frejat lidera as intenções de votos com 17,3%. Em segundo lugar, aparece o atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) com 9,5%. Na sequência, vem a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) com 6%, o deputado federal Izalci Lucas (PSDB) com 4,7%, o pré-candidato pelo nanico PRP, general Paulo Chagas com 4,6%, a professora Fátima Souza (PSol) com 3,1% e o empresário Alexandre Guerra (Novo) com 3%. A representante do PT, a sindicalista Rosilene Corrêa aparece com 2%.

Já os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum desses possíveis candidatos chegam a 40,1%. Somados aos que não sabem em quem votar esse número atinge o patamar de 49,5%. Em outras palavras, os candidatos terão que queimar muita sola de sapato e ter bons argumentos e propostas para convencer o eleitor brasiliense.

A pesquisa revela dados curiosos. O médico Frejat não está mais acima dos 20% como apontavam pesquisas anteriores. Isso demonstra que o ex-secretário de Saúde do DF está em declínio. As especulações são de que Frejat começa a sofrer os reflexos de ter como aliados o ex-governador Arruda (PR) e o ex-vice-governador e pré-candidato a deputado federal, Tadeu Filippelli (MDB). Os dois políticos estão sob investigação de desvios de recursos públicos durante a reforma do Estádio Nacional Mané Garrincha. Ou seja, durante a campanha os adversários irão colar a imagem do Dr. Frejat aos investigados.

Outro dado bastante curioso, e estranho ao mesmo tempo, é a ascensão do atual governador do DF, pois é a primeira vez que Rollemberg figura na segunda colocação. Em pesquisas anteriores, o governador aparecia abaixo da quarta colocação. Recentemente, uma pesquisa revelou que o índice de desaprovação à gestão Rollemberg ultrapassava a casa dos 80%. Sendo assim, tem gente questionando a veracidade dessa pesquisa.

E tem muita gente questionando o porquê que não foram divulgados os números quanto a rejeição de todos esses pré-candidatos. Alguns apontam que os números não devem ser favoráveis a quem encomendou a pesquisa e, portanto, não foram revelados esses dados.

Senador

Já disputa para as duas vagas para o Senado Federal, de acordo com a pesquisa, 60% não querem nenhum dos pré-candidatos listados pelo levantamento realizado pelo Instituto O&P. Será que a descrença que a população está tendo com os políticos está aumentando? Só em outubro que vamos saber.

Porém, alguns dos pré-candidatos conseguiram pontuar na sondagem. Como serão duas vagas a ser disputada nestas eleições, o Instituto observou que o entrevistado pode escolher dois nomes. O senador Cristovam Buarque (PPS) lidera as intenções de votos com 13,4%. O empresário e ex-vice-governador, Paulo Octávio (PP) aparece com 8,6%, o deputado distrital, Chico Leite (Rede) com 8,2%, o deputado federal, Alberto Fraga (DEM) com 8%, a ex-distrital, Eliana Pedrosa (Pros) com 7,3%, o deputado federal, Rogério Rosso (PSD) com 6,8%, a ex-secretária de Esportes, Leila do Vôlei (PSB) com 5,6%, o deputado distrital, Wasny de Roure (PT) com 4,6%, o atual presidente da CLDF, Joe Valle (PDT) com 3,5%, o ex-deputado distrital, Alírio Neto (PTB) com 3,2%.

Os pré-candidatos Eduardo Brandão (PV), Paulo Roque (Novo), Chico Machado (PT), Chico Sant’Anna (PSol), Marivaldo Pereira (PSol), Fernando Marques (SD), Leany Lemos (PSB) e Wanderley Tavares (PRB) ficaram abaixo dos 3%. A ex-secretária do governo Rollemberg, Leany Lemos e o “grande líder” do segmente evangélico, Wanderley Tavares pontuaram menos de 1%.

Da Redação com informações de sites de notícias

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Polícia Civil do DF desarticula grupo que aplicava golpes milionários pela internet

Read Next

Alckmin confirma candidatura de Izalci ao Buriti e diz que Bolsonaro e PT são iguais