• 28 de março de 2024

ELEIÇÕES OAB/DF | Thais Riedel exclui negros da chapa e vai concorrer sub júdice neste domingo (21)

Em plena data em que se celebra à morte de Zumbi dos Palmares, o maior líder negro que lutou pela liberdade de seu povo, e escolhida para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, a candidata à presidência da OAB-DF pela chapa ‘Você na Ordem’ é sentenciada a concorrer sub júdice no domingo, dia 21 de novembro, justamente por não cumprir a cota racial.

Dessa forma, os votos destinados a ela podem não ser computados e as eleições da OAB/DF ir parar no ‘tapetão’ até que a Terceira Câmara do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil julgue o registro de candidatura de Thais que se encontra sub júdice desde o início.

O relator do processo, o conselheiro Duilio Piato Júnior, menciona em seu despacho a relevância da data celebrada neste sábado (20) e rerratifica a posição da OAB nacional que decidiu que Thais Riedel estava sub júdice até prestar todos os esclarecimentos sobre a falta de candidatos negros e negras em sua chapa.

De acordo com dados da OAB/DF, cerca de 30% dos advogados e advogadas que exercem a profissão na capital federal são negros e pardos. Ou seja, essa parcela significativa da classe foi excluída pela chapa da doutora Thais demonstrando a falta de compromisso com os colegas que não são brancos como a candidata.

Nos bastidores, já se fala que muitos apoiadores da então candidata Thais vão votar em outros colegas diante de tamanha falta de respeito com os milhares de profissionais que não estão representados na chapa por causa de sua cor.

Já se sabe que o advogado Guilherme Campelo será o maior beneficiado com a debandada. A sua candidatura ganhou força nos últimos dias diante das propostas de cortes de gastos, resgate e valorização da classe, transparência e atenção aos advogados que estão iniciando a carreira.

Pesquisas recentes apontam que Thais e o atual presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., estariam empatados tecnicamente, mas diante das últimas revelações, a terceira via pode chegar, chegando e surpreender.

Confira abaixo a decisão do conselheiro Duilio:

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

DIA D CONTRA A COVID | Saiba a localização dos postos de vacinação no DF

Read Next

SERVIÇOS PÚBLICOS PARA OS GOIANOS | Primeiro Mutirão em homenagem a Iris Rezende agrada a população