• 28 de março de 2024

DURANTE A POSSE NA CLDF | Rafael Prudente destaca a importância da independência do parlamento distrital

Afirmando que o Governo do Distrito Federal poderá contar com a Câmara Legislativa em prol do interesse público, o deputado Rafael Prudente (MDB), reiterou a independência da CLDF ao ser empossado nesta sexta-feira (1º) para presidir a Casa no biênio 2021-2022, após ter sido reeleito para o cargo em dezembro passado. “Independência não quer dizer oposição”, afirmou o parlamentar ratificando princípios que nortearão a Mesa Diretora, como eficiência e transparência. Dirigindo-se ao governador Ibaneis Rocha, presente à solenidade, Prudente disse que o GDF pode ver no Legislativo local “um parceiro”.

Veja também

NOVOS GOVERNANTES | Prefeitos de 5.472 cidades tomam posse nesta sexta (1º)

Inicialmente, o parlamentar solicitou um minuto de silêncio em memória aos vitimados pela Covid-19, citando nominalmente os servidores da Câmara Legislativa mortos pela doença. O presidente lembrou ainda que a Casa tem atuado de maneira a minimizar os efeitos, em diversas áreas, da pandemia. Ao mesmo tempo, fez um relato das ações da Câmara que permitiram, no biênio 2019-2020, a devolução de mais de R$ 130 milhões do orçamento próprio aos cofres públicos. Neste ponto, ele agradeceu aos integrantes da Mesa Diretora, cujo trabalho, resultou em “uma Casa mais organizada, inovadora e austera”.

Essa atuação, na avaliação de Rafael Prudente, traduziu-se na percepção positiva da população do DF em relação à Câmara Legislativa, cujo índice alcançou 75%. “Buscamos durante o biênio anterior reduzir despesas, mas não abrimos mão da produtividade”, completou. O distrital enumerou cortes realizados em diversas áreas e destacou, entre outras medidas, a nomeação de concursados para ocupar cargos no quadro efetivo.

Sobre a reeleição, Prudente observou que, o fato de ter recebido a maioria absoluta dos votos, de variadas vertentes políticas, “aumenta a responsabilidade”. Para o deputado, o importante será “cuidar das pessoas e da cidade onde nasci e constitui família”. Também observou que, na convivência com colegas de partidos de colorações diversas, “divergimos muito, mas convergimos em um ponto importante: todos querem o bem da população do DF”.

Rafael Prudente também fez menção ao fato de que, nesta data, há exatos 30 anos, os primeiros deputados distritais tomavam posse, inaugurando a Câmara Legislativa do Distrito Federal, extinguindo a Comissão do DF no Senado, que funcionou por 28 anos. Ao final, desejou a todos “um feliz 2021”, com base em três pilares: trabalho, esperança e fé.

(CLDF)

Foto: Silvio Abdon/CLDF

Expressão Brasiliense

Read Previous

O QUE VEM POR AÍ | As tendências tecnológicas para 2021

Read Next

ANO LETIVO 2021 | GDF homologa calendário de aulas da rede pública de ensino