• 28 de março de 2024

Debates da próxima semana dão o pontapé inicial na campanha para governador do DF

E vai começar a disputa ao cargo de governador do Distrito Federal! Antes mesmo que a Copa do Mundo da Rússia termine, os pré-candidatos ao posto de chefe do Poder Executivo Local irão participar de dois debates para expor suas ideias e propostas. O primeiro será promovido pelo portal Metrópoles, um dos mais acessados no DF (se não é o mais), na próxima segunda-feira (09), a partir das 19h. O debate será transmitido em todos os canais do veículo e será mediado pela jornalista Lilian Tahan.

Todos os postulantes confirmaram presença. São eles: Alexandre Guerra (Partido Novo), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSol), Izalci Lucas (PSDB), Jofran Frejat (PR), Paulo Chagas (PRP) e Rodrigo Rollemberg (PSB). A organização dividiu o debate em seis blocos. O formato prevê que eles se apresentem, façam perguntas entre si, respondam os questionamentos de internautas, jornalistas do Metrópoles e profissionais convidados pelo portal.

O debate do Metrópoles ainda terá a participação da Agência Lupa, uma das primeiras no Brasil a trabalhar com fact-checking. Sete jornalistas farão a checagem dos números, comparações e legislações citadas pelos pré-candidatos. Para isso, a equipe fará buscas de dados em sites de renome no mundo virtual. Um diferencial para que os eleitores brasilienses de fato saibam quem é o mais preparado e tem conhecimento e domínio do que está dizendo.

Com duração prevista de 2h30, o Metrópoles fará transmissão pelo seu site (www.metropoles.com), página no Facebook, Twitter e também pela rádio 104.1 Metrópoles FM.

O segundo encontro entre os pré-candidatos já ocorrerá no dia seguinte, terça (10). A TV Comunitária, canal 12 da operadora Net, a partir das 20h30, promoverá o seu debate ao vivo. A TV também fará a transmissão pelo seu site: www.tvcomunitariadf.com

O debate da TV Comunitária é promovido pelo programa O Painel da Cidadania, apresentado pelo cientista político, Rócio Barreto que conduzirá os trabalhos.

O cenário político do DF começa a esquentar. Os debates promovidos servirão para que os eleitores do DF comecem a conhecer os pretensos candidatos. Neste ano, o maior desafio dos políticos será o de convencer o eleitor a ir votar ou não escolher nenhum deles. Recentemente, os eleitores tocantinenses anteciparam um sentimento que é dado já como concreto entre os marqueteiros e pitaqueiros de plantão. O povo não quer ir votar ou prefere votar em branco ou nulo.

Da Redação

Foto: Montagem/Expressão Brasiliense

Expressão Brasiliense

Read Previous

Justiça absolve Geddel Vieira da acusação de atrapalhar investigação

Read Next

Depois de tantas supostas falcatruas no Ministério do Trabalho, PTB de Roberto Jefferson devolve pasta para Temer