• 29 de março de 2024

CONSELHO TUTELAR | Hoje (6) é dia de eleger os novos conselheiros tutelares

Os próximos conselheiros tutelares do Distrito Federal atuarão na defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes no período de 2020 a 2023. A votação é neste domingo (6) das 9h às 17h. Serão eleitos 200 conselheiros, distribuídos entre os 40 conselhos espalhados pelo DF, além de 400 suplentes.

Apesar do voto ser facultativo, a ampla participação da sociedade nesse processo é fundamental para garantir a escolha de conselheiros comprometidos com a causa da infância e adolescência.

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, os eleitores precisam compreender que a eleição dos conselheiros tutelares é uma forma da sociedade contribuir para a proteção das crianças e adolescentes, principalmente daqueles que estão em situação vulnerável, sofrendo violência e maus tratos.

“A nossa expectativa é que o maior número possível de eleitores compareça às urnas neste domingo. Contamos com o voto de cada cidadão para que sejam escolhidos conselheiros tutelares que realmente assumam a missão de garantir que cada criança e adolescente do DF tenha seus direitos efetivados e respeitados”, reforçou o secretário.

Foram instalados 148 locais de votação em todas as regiões administrativas do DF. Como se trata de um processo menor que as eleições gerais, as zonas eleitorais foram agrupadas. Os eleitores podem consultar de forma simples e rápida onde votarão neste link: http://conselhotutelar.sejus.df.gov.br/lista-completa/.

O cidadão só pode votar em candidatos da região administrativa onde está registrado seu título. São mais de 800 candidatos na disputa. A lista com todos os que estão concorrendo às vagas de conselheiro está disponível em http://conselhotutelar.sejus.df.gov.br/em-quem-votar/. É é bom levar uma “colinha” com nome e número da pessoa em quem vai votar.

Estão aptos a votar os cidadãos brasileiros em pleno gozo dos seus direitos políticos, com domicílio eleitoral no Distrito Federal. Para participar do processo, é necessário o título de eleitor, documento original com foto ou o aplicativo ‘e- título’. Na ausência do título, somente será permitido o voto se o cidadão apresentar documento oficial com foto e conhecer previamente a zona e a seção eleitoral correspondente.

(Agência Brasília)

Expressão Brasiliense

Read Previous

80% IMUNES | Mulheres e crianças infectadas por Zika desenvolvem imunidade ao vírus

Read Next

RESULTADO DAS ELEIÇÕES | Veja a lista dos conselheiros tutelares eleitos no DF para 2020-2023