• 18 de abril de 2024

INOVAÇÃO | Novo software moderniza atendimento de urgência e emergência nos aeroportos

Entre pousos e decolagens, você já parou para pensar se acontecer alguma intercorrência durante o voo a sua saúde terá cobertura de um serviço de urgência e emergência dentro dos aeroportos? E já imaginou que em apenas um clique o médico conseguirá obter todas as informações sobre seu o prontuário e o registro do atendimento em saúde, caso você já tenha sido atendido em outro aeroporto?

Com o objetivo de ampliar a rede de assistência em saúde nas áreas de urgência e emergências nos aeroportos, o Grupo Med Mais lançou o Aero System, trata-se de um software que integra toda a rede de atendimento nos aeroportos brasileiros, e permite ter informações sobre dados estatísticos, analisar causas de paradas cardiorrespiratórias, morte súbita e outras intercorrências que possam acontecer nas aeronaves e nas instalações dos aeroportos.

Para o presidente do Grupo Med Mais, Victor Reis, o lançamento do sistema Aero System é muito importante para a área de emergência médica da América Latina, pois em função da atuação do Grupo em território nacional e em outros países, o sistema conseguirá ter “uma boa base de dados com sistemas estatísticos de indicadores para analisar quais são as principais queixas dos pacientes/passageiros em trânsito nos aeroportos e poder contribuir com avanços e crescimento do Serviço Pré-Atendimento Hospitalar em aeroportos.”, explica.

O software Aero System está disponível nos aeroportos de: Brasília (DF), Viracopos (SP), Maceió (AL), Natal (RN), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Belém (PA), e Confins (BH).

As principais vantagens do Aero System são:

  1. Prontuário Médico Eletrônico: todas as informações de um paciente ficarão armazenadas em um banco de dados e podem, inclusive, ser consultadas a partir de qualquer contrato onde o sistema for implementado.
  2. Controle de Estoque da farmácia do posto médico: o módulo de suprimentos permite controlar, de forma informatizada, todos os medicamentos e materiais médicos que ficam armazenados na farmácia do posto médico, evitando por exemplo, que determinado item fique sem estoque ou tenha seu estoque em excesso.
  3. Atendimento: geração de relatórios dos atendimentos realizados no posto médico.
  4. Ficha AMU Digital: maior precisão nas informações, já que as informações que compõem a ficha são inseridas no sistema de prontuário eletrônico
  5. Gestão de usuários do sistema: é possível criar usuários com permissões específicas para acessar o sistema, atribuindo acesso somente ao que o colaborador precisa usar no sistema. Isso possibilita a segurança e sigilo das informações.

Victor Reis explica que o Aero System representa uma evolução no atendimento médicos nos aeroportos, especialmente, pela integração entre as regiões brasileiras, além disso, possibilita gerar indicadores que são utilizados para gerar informações e contribuem para as tomadas de decisões.

“De acordo com o a gente vem desenvolvendo, o sistema de emergência médica o Aero System Med Mais é um sistema que vem como divisor de águas para a gestão emergência da empresa e para levantar indicadores para os nossos clientes. Por intermédio desse sistema, teremos uma base de indicadores de gestão muito importante, vamos conseguir trazer sustentabilidade e eficiência para a gestão medicamentosa, ou seja, vamos conseguir identificar até quantas gotas de um medicamento foram utilizadas dentro de um plantão, dentro do mês ou da semana. Esse esforço de administração medicamentosa e de suprimentos e materiais a serem utilizados é reflexo da gestão eficiente que o Grupo Med Mais vem implementando e vem como um arcabouço de objetivo linear de uma gestão responsável que pode ser replicado não só na emergência médica, mas como em vários cenários de saúde do Brasil”, comenta.

Matéria de Divulgação

Expressão Brasiliense

Read Previous

REAJUSTE SALARIAL | GDF assina proposta de aumento para PM e Bombeiros

Read Next

ATENÇÃO | Viaduto EPTG/EPCT será parcialmente bloqueado