Ibaneis recebe comitiva de chineses interessados na concessão do metrô do DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) segue firme com o seu propósito de oferecer um serviço de qualidade à população do DF, principalmente, os usuários do metrô. Nesta terça, dia 25, o chefe do governo do DF (GDF) recebeu representantes de um consórcio chinês interessado em participar do processo de escolha das empresas habilitadas em fazer o serviço de manutenção e operacionalizar o transporte de passageiros nos vagões.

Essas empresas chinesas são parte dos 13 grupos que entregaram a documentação para participar do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para levar à estatal uma Parceria Público-Privada. Agora o Governo do Distrito Federal analisará e definirá os habilitados a participar do processo.

“A deliberação de privatização do Metrô não estava prevista no plano inicial de governo. Mas, ao assumirmos e analisarmos com responsabilidade a situação, constatamos que não há recursos para recuperá-lo e entregá-lo como a população merece”, afirmou o governador ao abrir a reunião. 

“Estamos na capital da República com um Metrô de mais de 20 anos que não passou por nenhum trabalho de modernização. Hoje, ele passa por canibalização dos trens, linhas sem manutenção adequada”, continuou.

Os representantes das duas gigantes do setor na China disseram que a intenção é focar em expansão e investimentos em tecnologia. O objetivo é que não seja necessário fazer qualquer tipo de intervenção nas linhas existentes na capital. 

A Parceria Público-Privada do Metrô pretende atrair mais usuários ao transporte público, com maior previsibilidade, rapidez e segurança. Aos servidores, o chefe do Executivo garantiu que haverá cuidados especiais, com criação de mecanismos de opção, como transferência, para que não cause prejuízos mas leve avanços à empresa.

“Tenho a consciência de que qualquer empresa que venha visará o lucro, mas vai ter que fazer um bom serviço e dar um bom retorno”.

Empresas interessadas na concessão do Metrô-DF:

– CCR SA

– América Assessoria Empresarial LTDA

– RNGD – Consultoria de Negócios; Magna Engenharia LTDA

– ATP Engenharia LTDA; Headwayx Engenharia LTDA

– Benvenuto Engenharia S/S LTDA

– Toller Serviços de Engenharia LTDA; Railway Engineering Construtora do Brasil LTDA; CRRC Brasil Equipamentos Ferroviários LTDA; Planex S/A

– Ecoplan Engenharia LTDA; Skill Engenharia LTDA

– Urbi Mobilidade Urbana; Companhia do Metropolitano de São Paulo

– MPE Engenharia e Serviços S.A; EGIS – Engenharia e Consultoria LTDA; SACYR Concessões e Participações Brasil LTDA

– Quanta Consultoria LTDA; Tecnifer Engenharia de Sistemas LTDA; SMF – Serviços Metroferroviários LTDA; Techne Engenheiros Consultores LTDA

– Contécnica Consultoria Técnica S/A; Enecom S/A – Engenheiros e Economistas Consultores

– Siscon Engenharia e Consultoria LTDA; STE – Serviços Técnicos de Engenharia S/A

– Viação Pioneira LTDA; DB Engineering & Consulting GmbH; DB Internacional Brasil Serviços de Consultoria LTDA

Informações adaptadas da Agência Brasília 

expressaobrasiliense

Read Previous

STF adia julgamento de ação penal contra Lula

Read Next

Diretor-presidente do IGESDF faz vistoria surpresa nas UPAs de madrugada

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.