• 28 de março de 2024

Venezuela à beira de uma guerra civil

Com a detenção relâmpago do presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guadió, do partido Voluntad Popular (VP), neste domingo (13), ligou o alerta de organismos internacionais para uma possível guerra civil na Venezuela. A prisão de Guadió foi denunciada por sua esposa e líderes de seu partido que faz oposição ao governo de Nicolás Maduro.

Na última sexta-feira (11), Juan Guadió declarou que a Assembleia Nacional não reconhecia o novo mandato de Maduro que teve início no dia anterior. O posicionamento dos parlamentares tem o apoio da Organização dos Estados Americanos (OEA). Guadió também anunciou que convocará novas eleições, as quais chamou de “elecciones libres”, para o fim de janeiro.

Com a posse de Jair Bolsonaro (PSL), o Brasil passou a ter uma relação diplomática diferente com o governo de Caracas. Antes, desde o governo Lula, os dois países mantinham relações comerciais e diplomáticas ao ponto dos governos petistas financiar obras públicas e privadas na terra de Simón Bolívar. A partir do governo Temer, Brasil e Venezuela romperam e não há chances de aproximação por parte de Bolsonaro. Os nossos vizinhos estão praticamente isolados no continente sul-americano, com relações apenas com a Bolívia e o Equador. “La Revolución Bolivariana” pelo visto está em queda livre.

Por José Fernando Vilela

Fotos: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Enquete do EB – Qual deputado distrital será destaque da próxima legislatura (2019-2022)?

Read Next

Moro irá ao Fórum Mundial com Bolsonaro para apresentar um Brasil que combate à corrupção