• 19 de abril de 2024

O Fino da Política – DF sob novo comando

Com a posse do advogado Ibaneis Rocha como governador do Distrito Federal, na terça-feira (1º), inicia-se uma nova jornada em prol de colocar a nossa cidade nos trilhos. O emedebista tem a dura missão de resgatar o orgulho que o brasiliense tinha da cidade ser referência em serviços públicos, pois foi idealizada para ser uma cidade-administrativa para atender uma necessidade governamental que previa a transferência da capital do país do Rio de Janeiro para o centro. Quem vive em Brasília desde os tempos de JK, sabe muito bem o que estou falando.

Projetado para comportar 500 mil habitantes, o nosso “quadradinho” entranhado em solo goiano, hoje tem cerca de 3 milhões. Tínhamos passado dessa marca, mas a última estimativa do IBGE, apresentada em julho de 2018, informa que houve redução da quantidade de pessoas que vivem por aqui.

Os números refletem a quantidade de problemas que Ibaneis terá pela frente. Seus antecessores, cada um governou ao seu modo. Roriz priorizou as grandes obras, o assistencialismo e a distribuição de lotes. Arruda também realizou obras e promoveu políticas sociais, lembrando um pouco do estilo Roriz. Os governos de Cristovam Buarque, Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg deixaram legados aquém do desejado. E olha que esses últimos três citados foram eleitos com boas expectativas, mas que decepcionaram no final.

Agora, é a vez de Ibaneis Rocha. Um brasiliense com sangue piauense. As expectativas para que faça um bom governo e deixe seu legado também são favoráveis à ele, basta que não erre a mão. E se errar, pois é um ser humano, que conserte rapidamente. Bom, que ele tenha sabedoria e paciência para lidar com os obstáculos que terá pela frente. Conhecimento jurídico e vivência no trato com as pessoas, Ibaneis tem de sobra. Sobre as indagações quanto ao seu pouco convívio e experiência no meio político são detalhes que passam por períodos que vão da construção a adaptação. Nesse quesito, Ibaneis já mostrou quem tem habilidade. Para quem começou sua campanha com 2% e hoje é o governador, não terá barreira ou obstáculo que não possa ser vencido.

Sorte e sucesso ao governador do DF, Ibaneis Rocha.

Por José Fernando Vilela

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Veja os principais momentos da posse de Jair Bolsonaro

Read Next

Rollemberg ganha função comissionada na volta ao Senado