• 29 de março de 2024

Izalci consegue barrar PEC que retirava 10% do Fundo Constitucional do DF

Após nova investida do deputado federal João Campos (PRB/GO) em dar prosseguimento no trâmite da PEC nº 170/07 na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, na quarta-feira (31), o Fundo Constitucional do DF permanece intocável graças a atuação do deputado federal e senador eleito Izalci Lucas (PSDB/DF). O deputado goiano tinha tentado dar sequência na PEC no colegiado no dia 17 de outubro conforme noticiado pelo Expressão Brasiliense.

Desta vez, Izalci negociou diretamente com João Campos e o relator da PEC na CCJ, deputado Daniel Vilela (MDB/GO). “Conversei com o autor e relator da PEC 170/2007. Tiraram da pauta e o autor assumiu o compromisso de retirar a proposta em caráter definitivo”, disse o senador eleito.

Se fosse aprovada, a PEC iria retirar 10% do Fundo totalizando R$ 1,3 bilhão. A justificativa do deputado João Campos era de que esse montante passaria a ser destinado aos municípios goianos do Entorno. O Fundo foi criado em 2002 no governo FHC para atender as áreas da saúde, segurança e educação. O recurso sempre foi cobiçado por outros estados.

Resta agora saber se o parlamentar goiano não irá tentar novamente. Como Izalci assumi o mandato de senador em fevereiro do ano que vem, é bom os deputados novatos que chegarão na Câmara para a próxima legislatura fiquem de olhos abertos.

Da Redação

Foto: Divulgação/Assessoria Deputado Izalci

Expressão Brasiliense

Read Previous

Sérgio Moro aceita ser ministro de Jair Bolsonaro

Read Next

Líderes comunitários apostam em enquetes virtuais para tentar administrar suas cidades