• 29 de março de 2024

Institutos de pesquisas tendem mais a errar do que acertar

A recente pesquisa divulgada pelo Instituto DataFolha, nesta quinta-feira (20), levanta suspeitas sobre possíveis manipulação dos dados aferidos pela organização. O instituto carrega a fama de errar em suas previsões. Em 2014, por exemplo, 63% das sondagens realizadas pelo DataFolha não se refletiram nas urnas.

Já o Ibope, em 2014, errou 45% das pesquisas realizadas. O Ibope é considerado o maior instituto de pesquisa do país. O instituto de pesquisa inclusive faz sondagens em outros países. Perante a opinião pública esses dois institutos são conhecidos, porém estão ganhando a pecha de não serem tão confiáveis.

Recentemente, em Tocantins houve eleição para um mandato tampão e o DataFolha previu que o atual governador, Mauro Carlesse (PHS) nem chegaria a um segundo turno contrariando as sondagens feitas durante a campanha. Hoje, Carlesse é o atual governador do estado.

Partido desse pressuposto, por que devemos acreditar que esses dados divulgados pelo Datafolha nesta quinta-feira estejam corretos? A consolidação da então candidata ao governo Eliana Pedrosa (Pros) no primeiro lugar, está certo. Agora, a subida meteórica do candidato do MDB, Ibaneis Rocha está sendo apontada por especialistas como suspeita e duvidosa, principalmente, por se tratar de alguém que nunca foi político e não tem tanta visibilidade.

Outro dado que gera suspeita da pesquisa, é a disparada de Leila do Vôlei no primeiro lugar. A candidata ao Senado pelo PSB de Rodrigo Rollemberg está mais para celebridade do mundo esportivo do que política. A sua gestão à frente da Secretaria de Esportes não foi bem avaliada. Sendo assim, por que ela está liderando as intenções de votos?

Portanto, podemos esperar surpresas quando as urnas se abrirem já que os institutos de pesquisas, nas últimas eleições, têm errado mais do que acertado. Vamos aguardar como será o gran finale.

Da Redação

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

O caso Adão Xavier: o lado obscuro da armação e extorsão

Read Next

O Fino da Política – Por que Izalci é melhor que seus concorrentes ao Senado?