• 23 de abril de 2024

Opinião – Roriz de saias

Apoiada pelo clã Roriz, Eliana Pedrosa absorve as propostas e o estilo do ex-governador e se torna a grande favorita ao Buriti.

Por Fred Lima

Mesmo quando Jofran Frejat (PR) ainda era pré-candidato ao governo do DF, Eliana Pedrosa (Pros) já aparecia em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Com a saída do republicano, a ex-distrital assumiu a ponta e agora está a um passo de vencer o primeiro turno.

É natural que Eliana seja a favorita. Desde a eleição passada, ela vem trabalhando incansavelmente para chegar ao Palácio do Buriti. Sua passagem pela Secretaria de Desenvolvimento Social do governo Arruda foi a porta de entrada para se aproximar das camadas mais pobres da população. Só que não se trata apenas de estratégia política. Pedrosa leva jeito com o povo, algo que lembra os tempos áureos de Joaquim Roriz na cidade.

A aliança com seu ex-colega de Câmara Legislativa, Alírio Neto (PTB), também foi fundamental para a candidata do Pros ser a primeira colocada. O petebista é o vice mais expressivo do pleito, com passagem pela CLDF e Secretaria de Justiça. Na eleição de 2014, Alírio só não foi eleito deputado federal por causa do quociente eleitoral, quando obteve expressivos 78.945 votos pelo nanico PEN.

O programa eleitoral e de governo de Eliana se sobressai em comparação com o dos demais postulantes. Em vez de promover ataques aos adversários, a candidata foca em propostas, especialmente para as cidades-satélites, uma demonstração clara de que seu governo não será provinciano, caso eleita.

Roriz governou Brasília por quatorze anos e foi o governador mais popular da história da capital. Entretanto, não conseguiu fazer um sucessor. Doze anos após deixar o GDF, surge alguém capaz de manter seu legado vivo e de incorporar seu jeito de governar, mas com um pequeno detalhe: sai os ternos azuis e entra as saias.

Fred Lima é jornalista, blogueiro e presidente de honra da ABBP.

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Wesley Moura tem compromisso com os eleitores do DF

Read Next

Movimento DesaFORO adverte que 131 dos 513 deputados federais têm processo no STF