• 29 de março de 2024

Izalci ultrapassa os demais concorrentes e encosta em Cristovam na disputa ao Senado

Há males que vêm para o bem. Ao sair da disputa ao governo do DF e entrar na corrida à uma das duas vagas ao Senado, Izalci Lucas (PSDB) demonstra força e vem subindo a cada levantamento realizado para aferir as intenções de votos.

A pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira (24) indica que o senador Cristovam (PPS) lidera com 22%, porém, sua vantagem perante aos demais concorrentes vem sendo ameaçada. Izalci está com 17% e logo depois vem Chico Leite (Rede) e Leila do Vôlei (PSB) com 15%.

A sondagem revela que o tucano ultrapassou os dois concorrentes direto a segunda vaga e que tem chances de passar o político que mais o subestimou no período de pré-campanha, Cristovam Buarque. O senador-professor essa semana foi confrontado por um grupo de ex-aliados que o chamaram de golpista no meio da rua, para demonstrar que não estava se sentindo incomodado, Cristovam Buarque começou a revidar chamando os opositores de corruptos. Para apoiadores de Izalci, chegou a hora de pôr Cristovam no seu devido lugar: fora da política.

A pesquisa ainda traz os números dos demais postulantes ao Senado, mas tudo indica que a polarização ficará entre os quatro primeiros colocados e que Cristovam já não é essa cocada toda. Segundo uma fonte tucana, Izalci, Chico Leite e Leila do Vôlei poderão tirar o reinado de Cristovam e antecipar a sua aposentadoria.

Confira o resultado da pesquisa registrada no TRE/DF sob o nº DF-03959/2018, no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), e sob o código BR-00412/2018, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Cristovam Buarque (PPS): 22%

Izalci (PSDB): 17%

Chico Leite (Rede): 15%

Leila do Vôlei (PSB): 15%

Wasny (PT): 7%

Fadi Faraj (PRP): 5%

Juiz Everardo Ribeiro (PMN): 3%

Paulo Roque (Novo): 3%

Brigadeiro Átila Maia (PRTB): 2%

Fernando Marques (SD): 2%

Helio Queiroz (PP): 2%

Marcelo (PT): 2%

Professora Amábile (PR): 2%

Chico Sant’Anna (PSol): 2%

Danilo Matoso (PCO): 1%

João Pedro Ferraz (PPL): 1%

Marivaldo Pereira (PSol): 1%

Robson (PSTU): 0%

Walisson Nascimento (PTB): 0%

Em branco/nulo/nenhum para 1ª vaga: 25%

Em branco/nulo/nenhum para 2ª vaga: 32%

Não sabe: 42%

A TV Globo encomendou a pesquisa ao Ibope, e a checagem ocorreu entre os dias 21 e 23 de agosto. Nesse intervalo, foram ouvidos 1.204 eleitores com 16 anos ou mais de todas as regiões do DF. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Da Redação

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Políticos alvos da Lava Jato dizem que perderam patrimônio

Read Next

Pesquisa Ibope no Distrito Federal: Eliana, 14%; Rollemberg, 12%; Fraga, 10%; Rosso, 8%