• 29 de março de 2024

Mais de 145 milhões de eleitores estão aptos a votar neste ano

A partir da próxima quinta-feira (16), começa a campanha eleitoral em todo o Brasil. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, em todo o país, mais de 145 milhões de eleitores poderão votar para presidente da República, dois senadores, deputado federal e deputado distrital/estadual. No Exterior, pouco mais de 500 mil pessoas poderão comparecer nas embaixadas e consulados brasileiros para votar apenas para presidente em 171 cidades.

O sistema de biometria irá reconhecer a digital de 59% do eleitorado. Um número considerado baixo já que o cadastro biométrico vem sendo realizado pelos TRE’s antes das eleições gerais de 2014. Dessa época para cá, o eleitorado cresceu apenas 3,5%.

Nestas eleições, as mulheres serão a maioria. Elas ultrapassaram a marca de 50% de todo o eleitorado. Os adultos de 20 a 39 anos correspondem a 46,29% dos eleitores. Já os jovens com idade entre 16 a 19 anos somam 4,44%. E os adultos com idade acima de 40 anos respondem por 49,27%. Portanto, os candidatos deverão focar suas propostas e projetos para o público mais jovem.

Já no quesito grau de instrução, quem lidera as estatísticas são os eleitores que possuem o ensino fundamental incompleto com 25,84%. Depois vem os que possuem ensino médio completo com 22,86% e em seguida os que não completaram o ensino médio com 16,88%. Apenas 9,22% possuem ensino superior.

Para muitos estrategistas, esses números não querem dizer nada. Já os que trabalham suas campanhas baseando-se em analises de dados dos eleitores, as estatísticas do TSE apontam que a mensagem deverá ser direcionada para um público jovem e que atualmente possuem um senso crítico mais apurado do que nas eleições anteriores, especialmente, depois de tantos escândalos e decepções com políticos que prometeram melhorar os índices do país em vários segmentos e setores, e nada fizeram.

A mensagem que o Expressão Brasiliense deixa para você eleitor é que vote com consciência, que procure conhecer as propostas e os projetos dos candidatos que tem a ficha limpa e que não estão envolvidos em falcatruas ou tenham como hábito as velhas práticas da velha política. Está na hora de renovar e acreditar que dias melhores virão. Estamos pagando uma conta muito alta de governos que visaram apenas interesses pessoais e grupos minoritários, em especial, os partidos políticos.

Da Redação com informações do site do TSE

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Paulo Octávio desiste de concorrer ao Senado

Read Next

11 candidatos irão disputar as eleições para o governo do DF neste ano