• 29 de março de 2024

Tecnologia permite confirmação automática em casamento

O mercado de casamentos tem ido na contramão da crise econômica. Todo ano são registrados cerca de 1 milhão de matrimônios no Brasil. Só em 2016, os gastos com eventos sociais chegou a R$ 17 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta).

De olho no setor, empresas de tecnologia estão criando soluções para ajudar casais na organização da cerimônia e na confirmação da presença dos convidados de forma fácil e econômica. É o caso da plataforma Willu, uma espécie de rede social privativa que unifica diversos serviços em um aplicativo.

“Muita gente ainda não sabe o quanto a tecnologia pode trazer de comodidade quando o assunto é casamento. Por exemplo, percebemos que ainda há bastante desperdício de dinheiro por conta de convidados que faltam à festa”, afirma Leonardo Rocha, fundador da startup criada em Fortaleza há dois anos.

Em vez de esperar que os convidados confirmem a presença, como na maioria dos aplicativos (e sites de casamento) hoje, no Willu isso é feito de forma automática e ativa, por telefone. Os convidados recebem uma gravação telefônica dos noivos com a pergunta e respondem na mesma hora. Para o fundador, a taxa de resposta nesse caso é muito maior, mais assertiva e ninguém fica constrangido de dizer que não poderá ir. Os casais têm maior controle sobre a quantidade de pessoas que estarão presentes e evitam gastos desnecessários.

A bicampeã olímpica de vôlei feminino Fabiana Claudino tinha uma lista de 300 convidados para o seu casamento, em junho passado. Para evitar surpresas no grande dia, ela decidiu recorrer à tecnologia. “Estava procurando algo que me ajudasse a ter controle sobre a minha festa, mas que fosse simples e otimizasse o meu tempo. Essa ferramenta atendeu bastante às minhas expectativas”, comenta a atleta.

Praticidade

O Willu tem ainda funcionalidades para quem está com data marcada para um ano à frente. É possível fazer um checklist de todas as tarefas necessárias, desde o planejamento de eventos, como o chá de panela, até a lua de mel. A plataforma foi desenvolvida com o intuito de ser dinâmica, simples e intuitiva. Noivos e convidados podem interagir a todo momento com fotos, comentários, curtidas e depoimentos, criando um clima descontraído antes mesmo da festa.

Outra vantagem é a possibilidade de criar uma loja de presentes inteligente, na qual os noivos recebem tudo em dinheiro para escolher como preferem gastar. “É uma maneira sutil de garantir a conveniência de poder escolher, por exemplo, entre investir na lua de mel ou na mobília da casa”, diz o fundador.

Tempo otimizado

Apesar da grande oferta de serviços, ainda há muito o que explorar no mercado de casamentos. O Brasil tem uma cultura de valorizar esse momento da vida, mas as pessoas têm cada vez menos tempo para se dedicar ao planejamento. “Nada como poder resolver tudo de uma forma prática, com auxílio da tecnologia”, finaliza Leonardo.

Matéria do site Terra

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Um em cada seis congressistas gasta cota de gabinete com doador de campanha

Read Next

E o “bom velhinho” dá adeus à política brasiliense