• 28 de março de 2024

É preciso melhorar o debate político – Por Izalci Lucas

O Distrito Federal passa por um dos momentos mais delicados de sua história. São anos de péssimas gestões que pecam pela falta de diagnóstico e, sobretudo, de planejamento. E não precisa ser nenhum mágico para entender quem está pagando a conta de todo esse descontrole: a população. Vamos lembrar só um número assustador que pode ser um exemplo do caos instalado no DF: 320 mil desempregados. Os dados são da própria Secretaria de Trabalho do Governo do Distrito Federal. Alguns especialistas dizem que esse número pode ser ainda maior.

E o que fazer? Estamos em mais um ano eleitoral e a população não vai aceitar as velhas práticas políticas. Os eleitores não querem mais saber de salvadores da pátria, não querem ouvir piadinhas, palavrões, preconceitos, grosserias, birras, superficialidades, fontes anônimas, mentiras grosseiras, fofocas baseadas em dossiês apócrifos, negociatas e outras coisas mais.
A população não quer mais isso. Ela está cansada. Ela quer representantes sérios e um debate político que justifique o seu voto e sua esperança em novos tempos.

Nesta segunda-feira, 9 de julho, começa uma série de debates visando a eleição para o Governo do Distrito Federal, com o primeiro turno no dia 7 de outubro e o segundo turno em 28 de outubro. O primeiro encontro, dos pré-candidatos, está sendo organizado pelo site Metrópoles. No dia 17 de julho será a vez da TV Comunitária.

O debate de ideias é o único caminho que se mostra viável para fortalecer a nossa cambaleante democracia e oferecer à população a esperança perdida. Apesar de tanto desencanto, podemos SIM transformar a internet em um palco onde se possa discutir e debater as grandes questões políticas e administrativas de nossa capital que é de todos os brasileiros. Eu acredito na democracia digital. Para isso, precisamos ter responsabilidade e compromisso com a verdade, eliminando a falácia do discurso vazio e a desonestidade intelectual. É preciso que estejamos atentos para compartilhar informações e análises, ao invés de incentivar a divulgação de picuinhas e fake news.

O eleitor deve estar atento para acompanhar o processo eleitoral com lupa. Quem não gosta de política vai ser governado por quem gosta. É com a política que que podemos mudar o que está errado e fazer o certo. Política com responsabilidade traz bem-estar, justiça social, desenvolvimento, geração de empregos, paz, saúde, lazer e inovação. Mas para que tudo isso aconteça é preciso que você participe, acompanhe e analise com cuidado. A boa política depende de sua escolha.

Izalci Lucas é deputado federal, presidente regional do PSDB/DF e pré-candidato ao Governo do Distrito Federal

Foto: Divulgação/Ascom Dep. Izalci

Expressão Brasiliense

Read Previous

Pré-candidatos ao governo do DF participam de debate do Metrópoles nesta segunda-feira

Read Next

Gritos, vaias, nervosismo e gafes marcaram o debate do Metrópoles