• 16 de abril de 2024

O Fino da Política – Terceira-Via, Quarta-Via e Patriotas

O “Dia D” da Terceira-Via

Um dia após a reunião que chancelou as pré-candidaturas do deputado Izalci (PSDB), para governador do DF, e do senador Cristovam Buarque (PPS), para uma das vagas ao Senado, a aliança denominada “Terceira-Via” volta a se reunir em busca de um consenso quanto aos demais nomes a integrarem a chapa majoritária.

A reunião desta sexta-feira (29) deve acabar de vez com o mistério da “Via”. O dia não começou bem para o grupo já que o Patriotas depois de participar do encontro de ontem (28) resolveu anunciar que estará ao lado de Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB). Mas, o grupo coordenado por Cristovam, Rogério Rosso (PSD), que hoje participa da reunião, e Izalci parece que não sentiu a baixa de um partido. Segundo interlocutores, outros partidos já estão sinalizando com a pretensão de apoiar o grupo.

Participam do encontro de hoje o PSDB, PPS, PSD, PRB, DC e PSC.

Vamos aguardar que tem muita novidade por aí. Voltamos a lembrar que até o dia 5 de agosto, muita água ainda vai passar por debaixo da ponte.

Eliana (Pros) e Alírio (PTB) anunciam chapa majoritária

Parece que os ex-distritais Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB) querem dar um passo maior que a perna. Na noite da última quinta-feira (28) foram anunciados os nomes que encabeçarão a chapa para governador e vice. Eliana será a candidata ao governo e Alírio seu vice.

O grupo deverá anunciar nos próximos dias quem irá preencher as duas vagas para a disputa ao Senado. Eliana e Alírio querem voltar ao poder em grande estilo já que ambos estão fora do circuito e querem chegar sentando na janela. Mas vamos ver se terão cacife para isso, pois governar o DF não é a mesma coisa que dirigir à CLDF ou uma Secretaria de Estado qualquer.

Patriotas fica com a fama de que não é confiável

O Patriotas ontem era “Terceira-Via” e hoje já está na “Quarta-Via”. Como confiar num partido que troca de camisa duma hora para outra? Eis a questão.

Para alguns, a troca de lado foi realizada visando garantir que algum Patriota se eleja. Para outros, a movimentação foi considerada como traição, em especial, de quem levanta a bandeira da ética e da transparência.

Só em outubro é que saberemos se a debandada obteve êxito.

Expressão Brasiliense

Read Previous

O Fino da Politica – 28.06.18

Read Next

Alexandre de Moraes nega pedido de liberdade de Lula