• 28 de março de 2024

Izalci destaca contribuição de universidades para o desenvolvimento das cidades

A Comissão de Educação realizou nesta terça-feira (26) audiência pública, de autoria do deputado Izalci Lucas (PSDB/DF), para debater a contribuição das instituições de ensino superior no desenvolvimento regional, com foco na infraestrutura urbana.

Preocupado com a juventude, Izalci apontou a ansiedade dos jovens que acabam de se formar e não têm nenhuma experiência profissional. Para o tucano, as empresas devem ser incentivadas a dar oportunidade a esses profissionais.

“Precisamos colocar os jovens para exercitar o aprendizado e cobrar isso das empresas. Precisamos mudar a lei, incentivando as empresas a investirem em programas de estágio e aprendiz”, disse Izalci. O tucano sugere a instituição de parcerias entre governo e universidade para abrigar essa mão de obra.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

Outro ponto abordado foi a quantidade de jovens que utilizam o Fies e não conseguem pagar o financiamento após a conclusão do curso. Izalci aponta que o governo deve pensar em soluções, como a possibilidade de trabalhar para quitar o financiamento.

Izalci é autor da Proposta de Emenda à Constituição 200/12, que torna obrigatória, aos estudantes de cursos superiores em instituições públicas, a prestação de serviço de relevância social como contrapartida pela gratuidade dos cursos. A proposta aguarda a criação de comissão especial para avançar. “A nossa juventude não pode perder a esperança, e tem que ter certeza de que, terminando o curso superior ou técnico, vai encontrar oportunidades”, apontou o tucano.

A audiência contou com a participação do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Barone; o Reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani; o Conselheiro Federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil João Carlos Corrêa; o Representante do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Osmar Barros Júnior; e o representante das Entidades Privadas de Educação Superior do Distrito Federal Luiz Soares Correia.

Matéria da Ascom/PSDB-DF

Foto: Divulgação/PSDB-DF

Expressão Brasiliense

Read Previous

Uso de energia solar no campo cresce com usinas flutuantes

Read Next

Blogueiros são homenageados em sessão solene na Câmara Legislativa