Movimento Junino do DF é homenageado na Câmara dos Deputados

Nesta sexta-feira (22), a Câmara dos Deputados, por meio da iniciativa do deputado Izalci Lucas (PSDB), realizou uma sessão solene para homenagear o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino que é no próximo dia 27 de junho.

O plenário da casa Legislativa foi tomado pelas cores das roupas e pela alegria das músicas que ditam o ritmo das quadrilhas. O grupo Pula Fogueira, de Itapoã (DF), apresentou os passos típicos da dança.

Depois do Carnaval, a festa junina é o maior evento que ocorre em solo brasileiro. O período que vai de maio a agosto, ou até setembro em algumas regiões, é muito aguardado para os amantes e simpatizantes dessa tradição que veio para o país junto com a coroa portuguesa. A festa se tornou tão popular que atualmente aquece a economia e gera emprego e renda em todo o território tupiniquim durante os festejos.

E como o nosso quadrilátero federal tem gente de todos os cantos do Brasil, o movimento junino do DF é forte e vem crescendo a cada ano. O mestre de cerimônia da quadrilha Pula Fogueira fez questão de agradecer o apoio que o movimento junino vem recebendo nos últimos anos do deputado Izalci.

Para o parlamentar, as festas juninas é uma das maiores manifestações culturais do Brasil e traz benefícios para o comércio em geral. “Queremos que as festas juninas tenham o valor turístico reconhecido no Brasil e no exterior. É uma manifestação cultural extremamente rica e precisamos de investimentos para transformá-la em um atrativo turístico tão importante quanto o Carnaval”, afirmou o tucano.

Outro que também apoia o movimento junino do DF, é o pré-candidato à deputado distrital, Wesley Moura (PSDC). Ele acompanha os ensaios e comparece nas apresentações das quadrilhas.

As festas juninas ocorrem nas igrejas, nas ruas, nos blocos, nas escolas, enfim, tem festa para todo lado. Aqui no DF, algumas quadrilhas juninas já ganharam até títulos nacionais. Esses grupos começam a ser organizar no começo do ano, pois têm que escolher as roupas, treinar as coreografias e definir os temas e as músicas que irão encantar os espectadores.

Mas, as festas juninas não se resumem apenas à apresentações das quadrilhas. Uma boa festa junina tem fogueira, tem barraquinhas com comidas típicas, tem muito quentão e tem muita diversão com os shows e brincadeiras como a pescaria, correio elegante, barraca do beijo, entre outras. É muito difícil encontrar alguém que não gosta da festa. Por isso, a importância dessa manifestação cultural que proporciona a reunião entre amigos e familiares, e ainda gera renda para quem trabalha durante as festas.

A sessão solene de hoje contou com a presença de representantes da Quadrilha Junina do Povão, Associação dos Forrozeiros do DF, Quadrilha Sabugo de Milho, Quadrilha Xodó do Cerrado, Quadrilha Arrocha o Nó, grupo Tradição, Quadrilha Formiga da Roça, além de representantes da Liga de Quadrilhas do Distrito Federal, da Confederação Nacional dos Quadrilheiros e da Liga de Quadrilhas do Distrito Federal, reforçando o sentimento de que o movimento junino está consolidado no DF.

Da Redação com informações da Ascom/Deputado Izalci

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s