Brasil ganha de 2 a 0 no sufoco da Costa Rica

Foi na raça, no sufoco e na emoção, mas o Brasil venceu a primeira na Copa do Mundo. Com gol de Philippe Coutinho aos 45 minutos do segundo tempo e Neymar, logo depois, aos 51, a seleção de Tite venceu a Costa Rica por 2 a 0 e se aproximou da classificação para a próxima fase. Com a vitória o time chega aos quatro pontos, enquanto o adversário está precocemente eliminado no Grupo E, sem nenhum ponto em dois jogos.

Assim como na estreia, o Brasil dominou as ações no primeiro tempo. Com a marcação alta, fazendo pressão na saída de bola da Costa Rica, a seleção de Tite conseguiu assustar já aos 25 minutos de bola rolando. No bico da grande área, Marcelo tentou um arremate rasteiro e ela caiu nos pés de Gabriel Jesus, que dominou e encheu o pé para o fundo das redes. O árbitro já havia parado o lance, marcando posição irregular do atacante.

Só que o lance acordou a Seleção Brasileira. Na sequência, Philippe Coutinho lançou Neymar nas costas da marcação. O camisa 10 sairia frente a frente com Kaylor Navas, mas errou o domínio e a bola acabou nas mãos do goleiro. Na pressão, Marcelo e Coutinho arriscando duas finalizações de fora da área, uma atrás da outra, mas ambas saíram pela linha de fundo. A esta altura da partida a Costa Rica estava completamente fechada no campo defensivo.

Em cobrança de escanteio, aos 38 minutos, Paulinho se enrolou com a marcação e caiu dentro da grande área, pedindo o pênalti. O árbitro não entendeu o lance como falta e deixou o jogo seguir. Apesar das boas chances criadas no primeiro tempo, o Brasil levou pouco perigo ao gol da Costa Rica – a maioria das oportunidades saíram pela linha de fundo.

CRESCEU DEMAIS

Mas o segundo tempo mudou completamente a história da partida. Muito mais aceso, o Brasil poderia ter aberto o placar já aos dois minutos. Numa bobeira da marcação costa-riquenha, Navas errou na saída de bola e jogou nos pés de Fagner. O lateral cruzou na medida para a pequena área, onde estava Neymar, mas o goleiro se recuperou e ficou com ela.

Gabriel Jesus apareceu na sequência em outro cruzamento, só que desta vez o atacante conseguiu subir mais do que todo mundo e testar no travessão. No rebote, Paulinho dominou e rolou para Philippe Coutinho, que arriscou de primeira contra o gol. No meio do caminho a marcação conseguiu desviar para escanteio. A pressão do Brasil vinha principalmente pelas pontas, com os jogadores de trás aparecendo na grande área.

Outro grande momento aconteceu aos 10 minutos, com Paulinho aparecendo pela direita e cruzando rasteiro, na marca do pênalti, para Neymar, que bateu de primeira, para mais uma defesa de Navas. Em outro lance incrível do Brasil, a zaga da Costa Rica tentou cortar um contra-ataque, mas a bola caiu nos pés do camisa 10. Frente a frente com o goleiro, o craque tentou bater colocado, mas acabou jogando para fora.

HAJA CORAÇÃO

Aos 32 minutos, Neymar recebe belo lançamento pela esquerda, corta a marcação e cai na grande área. O holandês Bjorn Kuipers marcou a penalidade máxima em cima do atacante, mas, na revisão pelo vídeo (VAR) o árbitro voltou atrás e marcou simulação do camisa 10. O lance, na reta final do segundo tempo, mexeu com a confiança do Brasil. Neymar e Philippe Coutinho se destemperaram e receberam cartões amarelos.

Mas a pressão surtiu efeito aos 45 minutos, quando o torcedor já estava desesperado nas arquibancadas. Marcelo cruzou, Gabriel Jesus ajeitou e Philippe Coutinho, que vinha de trás, bateu de bico para o fundo das redes. A emoção tomou conta dos jogadores, inclusive do técnico Tite. Na sequência, aos 51, Douglas Costa recebeu no contra-ataque e só escorou para Neymar, sem goleiro, fechar a primeira vitória do Brasil na Copa do Mundo.

PRÓXIMO JOGO

Na próxima quarta-feira, dia 27 de junho, o Brasil decide a classificação contra a Sérvia em Spartak, às 15 horas, pela 3ª e última rodada do Grupo E. No mesmo dia e horário a Costa Rica enfrenta a Suíça em Nizhny Novgorod.

Matéria AFI

Foto: Divulgação/Fifa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s