• 28 de março de 2024

STF suspende a impressão do voto eletrônico

O plenário do Supremo Tribunal Federal – STF, decidiu, na última quarta-feira (06), suspender a necessidade da impressão do voto eletrônico. De acordo com a maioria dos ministros, o dispositivo coloca em risco o sigilo e a liberdade do voto, contrariando a Constituição Federal.

Outros argumentos apresentados pelos ministros sustentaram a falta de proporcionalidade e razoabilidade da medida, uma vez que impõe altos custos de implantação – estimados em mais de R$ 2 bilhões – e traz riscos para a segurança das votações, sem haver garantia de que aumenta a segurança do sistema. Isso em um contexto em que faltam indícios de fraude generalizada no sistema de voto eletrônico, existente desde 1996. Foi ressaltada a confiança da população no sistema, tido como referência internacional, e no fato de que a alteração poderia, pelo contrário, minar essa confiança.

O ministro Alexandre de Moraes avaliou que o registro impresso e sua conferência pelo eleitor possibilita que seu conteúdo seja acessado por outras pessoas, até mesmo mesários, trazendo de volta memórias do “voto de cabresto” existente no Brasil. Adicionalmente, a medida pode ter pouca efetividade, uma vez que uma eventual divergência entre conteúdo eletrônico e impresso poderá decorrer da fraude do próprio voto impresso.

Os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Marco Aurélio, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e a presidente, ministra Cármen Lúcia, acompanharam o entendimento do colega de toga e votaram pelo deferimento da suspensão da impressão do voto.

Ficaram parcialmente vencidos o relator, ministro Gilmar Mendes, e o ministro Dias Toffoli, que o acompanhava. Eles concediam a liminar em parte para que a implementação da regra fosse realizada paulatinamente, de acordo com as possiblidades financeiras e técnicas da Justiça Eleitoral.

Da Redação com informações adaptadas do site do STF

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Justiça determina a suspensão da retirada do restante do painel do Metrópoles no Setor Bancário Sul

Read Next

Políticos estão com receio do “Efeito Tocantins” nas eleições deste ano – Por José Fernando Vilela