• 29 de março de 2024

GDF tenta intimidar o site Metrópoles e blogueiro por meio de ação judicial

Os veículos de comunicação e blogs do DF foram surpreendidos, no último sábado (02), com a notícia de que o governo do DF retirou um painel digital de propriedade do site Metrópoles, no SBS, e a ação judicial contra o blogueiro Kleber Karpov, do blog Política Distrital.

O painel digital do Metrópoles instalado na lateral de um prédio, no Setor Bancário Sul, sempre chamou a atenção pela ótima visibilidade e por manter informado quem circula pela região. O GDF alegou que estava retirando o painel por ter sido instalado de forma irregular. Porém, o Metrópoles justifica que a estrutura funcionava desde 6 de fevereiro com licença emitida pelo próprio governo.

De acordo com o Metrópoles, a ação governamental se deu após o painel expor conteúdo com críticas à gestão do governador Rollemberg. O portal informa que a estrutura digital é utilizada para a divulgação de conteúdos de natureza publicitária, como para a veiculação de serviços e notícias. Entre os assuntos expostos, estão a previsão de tempo, a situação do trânsito, o funcionamento de equipamentos públicos e a programação cultural da capital.

O GDF, por meio de nota, informou que a operação de remoção, não só do painel do Metrópoles como de outras estruturas nos prédios da região, foi motivada com o “objetivo de preservar a cidade e impedir que a ilegalidade vigore”.

Já a ação judicial contra o jornalista e blogueiro Kleber Karpov, do blog Política Distrital, está sendo considerada como uma intimidação por parte do GDF contra o profissional. Karpov tem um trabalho voltado para noticiar as mazelas da área da saúde pública do DF. Como o setor é o calcanhar de Aquiles do governo, pautas não faltam para o jornalista.

Na ação judicial movida pelo governador Rollemberg contra Kleber, ele alega que o blogueiro ofendeu a sua honra, reputação e imagem ao por no título de uma matéria que o governador seria o autor de homicídio e que o jornalista estaria extrapolando o seu direito a livre manifestação de pensamento. O juiz Luís Martius Holanda Bezerra Junior deferiu o pedido de Rollemberg e determinou a retirada da matéria no blog sob pena de multa de R$ 100 mil. Na decisão interlocutória, o juiz informa que não há interesse da parte autora da realização de uma audiência de conciliação.

O jornalista Kleber Karpov nos enviou uma nota explicando os motivos que o fizera redigir a matéria que ocasionou na ação judicial. Confira a nota na íntegra.

“Política Distrital se ateve a narrar fatos, transcrever o desespero e a angústia de uma mãe que mesmo com a garantia da Justiça, estava sob ameaça e, perdeu o filho. PD relatou a verdade material vivenciada pelos usuários da Rede Pública de Saúde do DF e cumpriu com a função cívica e profissional de informar os fatos praticados pelos agentes públicos no exercício de função pública enquanto investidos em cargos públicos, para os quais foram eleitos, como representantes da sociedade. O editor chefe de Política Distrital defendeu como deve, todo e qualquer cidadão de bem, o poder Judiciário, ao questionar o descumprimento de suas decisões e o absurdo de, o governador Rodrigo Rollemberg se colocar a cima do próprio Judiciário vindo a provar que ele não reconhece o princípio constitucional que diz “todos são iguais perante a Lei”. O mais interessante de todo esse cenário é que além da patente e inegável vontade de exterminar quem ousa dizer a verdade e contraria os interesses de Rollemberg é o fato de que o governador do Distrito Federal, contrata para defender a honra do Chefe de Estado, a própria filha, cito o escritório de advocacia Gabriela Rollemberg, restando no mínimo, a ofensa ao principio constitucional da moralidade administrativa, uma vez que Gabriela Rollemberg não integra o quadro de procuradores da Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF), a qual detém a competência jurídica de defender o Chefe de Estado, no exercício da governadoria do Distrito Federal”.

Sobre a ação contra o blogueiro, não obtivemos resposta por parte do GDF.

Da Redação com informações do site Metrópoles

Foto: Divulgação/Metrópoles

Expressão Brasiliense

Read Previous

Governo Rollemberg insiste em continuar errando

Read Next

Frejat e Izalci se unem contra a tentativa de intimidação do governo Rollemberg ao site Metrópole