• 28 de março de 2024

’02’ FOI BLOQUEADO | Carlos Bolsonaro tem duas postagens classificadas como falsa pelo Instagram

O vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro, do Republicanos, o filho ’02’ do presidente da República, teve duas postagens bloqueadas pelo Instagram no domingo (7). Elas foram classificadas como conteúdo falso e foram restringidas pela plataforma.

Nas publicações, Carlos compartilha um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tenta justificar o alto preço atual do gás de cozinha e da gasolina dizendo que ele teria doado refinarias da Petrobras para a Bolívia, o que é mentira.

Foto: Reprodução/Instagram

O vídeo foi classificado como falso pela plataforma, uma vez que a refinaria foi vendida ao país em 2007 por US$ 112 milhões.

“A mesma informação foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação”, diz a plataforma. Junto com a publicação, é exibida uma mensagem contendo a checagem da agência fact checking Aos Fatos.

“Falso: Lula não disse em vídeo que deu refinarias para a Bolívia; instalações foram vendidas em 2007”, escreve o Instagram.

Logo após ter suas publicações restringidas pela rede social, Carlos compartilhou um novo post reclamando da plataforma.

“Chegamos num momento do mundo em que colocar um vídeo de um ex-presidiário falando por si mesmo, sem nenhum comentário do autor da postagem sobre o fato exposto, sem edição alguma, somente com a fala do próprio petista é considerado falso pelos ‘checadores’. Tem método e muito, mas muito, prudente, sofisticado e biografado”, disse Carlos Bolsonaro.

Com informações adaptadas da Istoé

Foto: Reprodução/Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

ORÇAMENTO SECRETO | Ministros do STF devem julgar liminar que suspende emendas de relator em plenário virtual até quarta (10)

Read Next

NORMAS URBANÍSTICAS | Seduh divulga cartilha com orientação sobre etapas de divisão e unificação de lotes no DF