• 28 de março de 2024

Fachin rejeita mais um recurso em habeas corpus de Lula no STF

O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao novo recurso contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia chegado à Corte nesta quinta-feira (10).

Trata-se de apelação contra um primeiro habeas corpus preventivo de Lula, que foi negado em março, por unanimidade, pela 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A defesa de Lula recorreu desta decisão, mas tal recurso ainda não havia sido julgado, tendo sido enviado ao STF no último dia 19 pelo ministro Humberto Martins, vice-presidente do STJ. Entretanto, somente nesta quinta-feira o processo foi protocolado no sistema do Supremo.

Um outro habeas corpus preventivo, com teor similar, também foi negado, por 6 a 5, pelo plenário do STF, em 4 de abril. Lula foi preso três dias depois, por ordem do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.

Em outra decisão também desta quinta, a 2ª Turma do STF negou por unanimidade um outro recurso de Lula, no qual a defesa do ex-presidente questionava a ordem de prisão de Moro.

O ex-presidente está preso desde 7 de abril, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Ele foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de cadeia, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP).

Matéria do site Metrópoles

Foto: Google Imagens

Expressão Brasiliense

Read Previous

Bispo de Formosa (GO) põe até papa Francisco como testemunha de defesa

Read Next

Além de Telma Rufino, MP quer ação contra Ricardo Vale na 1ª instância