• 28 de março de 2024

Volume da Barragem do Descoberto ultrapassa os 90%

O volume da Barragem do Descoberto, principal fonte de abastecimento de água do Distrito Federal, chegou a 90,1% nesta sexta-feira (27/4), segundo a medição diária realizada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Havia quase dois anos que o reservatório não alcançava esse índice. A última vez havia sido em 28 de maio de 2016, quando a medição apontou 90,1%. A Barragem de Santa Maria, por sua vez, continua na casa dos 55%, registrando, mais precisamente, 55,6%. Esse índice não era alcançado desde agosto de 2016.

A situação do principal reservatório do DF está bem mais confortável do que um ano atrás. Em 27 de abril de 2017, o Descoberto marcava 56,1%, anunciando que o brasiliense estava prestes a entrar em dias de grande escassez. Menos de sete meses depois, em 7 de novembro passado, a barragem chegou ao menor volume de sua história: 5,3%. Já Santa Maria, apresenta um índice próximo ao de um ano atrás, quando registrava 53,8%.

Fim do racionamento próximo

Com a elevação dos índices, aliada às obras de Corumbá IV, que depois de prontas aumentarão os recursos hídricos de Brasília, o governo do Distrito Federal já espera decidir na próxima semana uma data para o fim do racionamento. No entanto, o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, afirma que essa decisão será técnica e que ainda não está decidida.

“Estamos trabalhando para encerrar o racionamento ainda neste ano, mas não podemos nos basear nos otimistas nem nos pessimistas. Em novembro, a pressão era para aumentar o racionamento para dois dias, o que não fizemos”, disse.

A cautela ocorre porque, com o outono, o DF começa a entrar no período da seca. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia é que as precipitações deem uma trégua nos próximos dias, apesar de, nesta sexta-feira e no sábado, haver possibilidade de chuvas.

Matéria do Correio Braziliense

Foto: Divulgação/Correio Braziliense

Expressão Brasiliense

Read Previous

Deputado Izalci (PSDB) tem celular clonado e movimentações suspeitas em sua conta bancária

Read Next

Prefeitura de Curitiba reitera pedido de transferência de Lula da PF