Representantes dos técnicos agrícolas de todo país se reúnem desta segunda (19) até quarta-feira (21), em Brasília, para debater o projeto de lei que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e dos Técnicos Agrícolas. A Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (Fenata) e os 21 sindicatos e associações a ela filiados são contra a proposta, em tramitação na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CAR) do Senado, e querem o apoio dos senadores para rejeitá-la.
Segundo a Fenata, o projeto visa a criar uma superestrutura autárquica de fiscalização profissional, com 2.700 conselheiros nos estados. “Defendemos um conselho enxuto, eficiente e voltado apenas à fiscalização do exercício da profissão”, diz o presidente da entidade, Mário Limberger, acrescentando que, durante o encontro, será empossado o Conselho Político da Fenata.
Limberger ressalta ainda que o projeto em tramitação do Senado deve ter reflexo no custo da produção agrícola. “A proposta institui a cobrança da taxa de responsabilidade técnica, com multa por atraso. Isso acabará recaindo, de forma indireta, sobre o produtor rural, com impacto nos preços dos alimentos, na inflação e até nas exportações.”
O presidente da Fenata destaca que a luta histórica da categórica sempre foi pela criação de um Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas exclusivo, mantido somente com a cobrança da taxa anual de cada profissional. “Num momento em que a sociedade exige o fim das estruturas inchadas e de resultados duvidosos, é inaceitável uma proposta dessas.”
Serviço:
V Encontro Nacional de Lideranças dos Técnicos Agrícolas – Brasília (DF)
Data: de segunda (19) e quarta-feira (21)
Horário: a partir das 14h na segunda, das 9h às 21h na terça e a partir das 9h na quarta-feira
Local: Sede da OCB – SAUS Q4 – Bloco 1 – Asa Sul – Brasília (DF)
A fenata não fala enome dos técnicos agrícolas de MG, ela não possui credibilidade para nós representar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
O SINDICATO DOS TÉCNICOS AGRICOLAS DO RS É FAVORAVEL AO
PLC 145 QUE CRIA O CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICO INDUSTRIAIS E AGRICOLAS. A categoria dos Técnicos Industriais e Agrícolas representa 43% da totalidade dos profissionais no Sistema CONFEA/CREA, sem qualquer representação. A categoria dos Técnicos Industriais e Agrícolas que somam 554.931 Técnicos Industriais e 82.066 Técnicos Agrícolas registrados. COM O CONSELHO PRÓPRIO, TERÃO PARTICIPAÇÃO TOTAL. A FENATA NÃO NOS REPERSENTA.
CurtirCurtido por 1 pessoa
FENATA NÃO NOS REPRESENTA. Técnicos Agrícolas do Brasil que trabalham nos Ministérios, Secretarias Estaduais e Municipais da Agricultura, Emater, cooperativa, casas agropecuárias, fazendas, na agricultura familiar, no
agronegócio, nos escritórios de assistência técnica, entre outros, querem e desejam o desmembramento do Sistema CONFEA/CREA.
ATABRASIL – Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil
FINTA/BR – Federação dos Técnicos Agrícolas do Brasil
FASER – Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e
Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil
ANTEFFA – Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária
ATAS/BA – Associação dos Técnicos Agrícolas do Sertão – Bahia
SINTAG/BA – Sindicato dos Técnicos Agrícolas da Bahia
STAC – Sociedade dos Técnicos Agrícolas do Cacau – Bahia
SINTACE – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Ceará
SINTAES – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Espírito Santo
SINTAGO – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado de Goiás
ATIOB – Associação dos Técnicos de Ouro Branco – Minas Gerais
ATAPB – Associação dos Técnicos Agrícolas da Paraíba
SINTAG/PB – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba
SINTAG/PE – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado de Pernambuco
SINTAPI – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Piauí
SINTARN – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte
SINTARGS – Sindicado dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul
SINTAGRI – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado de Santa Catarina Santa Catarina
SINTASP – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado de São Paulo
SINTAG/TO – Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Tocan
ns
CONIF – Conselho Nacional das Instuições da Rede Federal de Educação Profissional, Cienfica e Tecnológica
CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais
CurtirCurtido por 1 pessoa
O SINTAG-TO Apoia e defende a proposta da FENATA, lutamos por muitos anos para a criação do Conselho próprio dos técnicos agrícolas, Somos uma classe unida e totalmente diferente dos técnicos indústrias. De tal forma que estamos aqui em Brasília no 5 encontro Nacional de liderança dos técnicos agrícolas.
Ass: Jefferson S. Lima.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Repúdio vermetimente à publicação aqui presente, SINTAG-TÔ, vem para desmentir toda e qualquer notícia que favorece a criação do Conselho multiprofissional técnico agrícola e os técnico industriais, a SINTAG-TÔ apoia 100% Aciriacao do Conselho uniprofissional dos técnicos agrícolas ( FENAT).
David Barbosa Araújo
Secretário SINTAG-TÔ.
CurtirCurtido por 1 pessoa
O SINTAES – SINDICATO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS DE NÍVEL MÉDIO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO E A ATAES- ASSOCIAÇÃO DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS DO ESPÍRITO SANTO, reforçam que apoiam a criação do Conselho Federal e Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais e Agrícolas. Reforçam ainda que a Fenata não mais nos representa.
Iosmar Luiz Mansk – Diretor SINTAES e ATAES.
CurtirCurtido por 1 pessoa
A Diretoria do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Acre – SINTAG-AC, presente no V Encontro de Lideranças dos Técnicos Agrícolas, repudia os ataques gratuitos e deselegantes dispensado pelos fraudadores da pesquisa do Senado, e defensores do voto SIM… desesperado, mais uma vez, deram um tiro no pé, a exemplo da ação que os retiraram do Plenário do “Famigerado Sistema CONFEA/CREA”… não se pode enganar a todos o tempo todo… a Emenda do Senador Raupp, Cria dois Conselhos… e vamos aprova-la… Téc. Agr. José Paulo -Presidente do SINTAG-AC.
CurtirCurtido por 1 pessoa