• 28 de março de 2024

Ermida Dom Bosco, o primeiro templo de Brasília

A Ermida de Dom Bosco é uma pequena capela construída em homenagem ao homem que lhe dá nome e que foi beatificado pelo Papa em 1962. Tem a forma de uma pirâmide de base inclinada, é revestida em mármore branco e possui uma cruz metálica no topo. Foi projetada por Oscar Niemeyer e construída sobre uma plataforma de lajes às margens do Lago Paranoá.

Tem uma tipologia moderna, mas é um monumento bem simples, sem muitos ornamentos. Inaugurado em 4 de maio de 1957, o local é o primeiro templo de Brasília e oferece uma vista privilegiada de todo o Plano Piloto, com destaque para o Palácio da Alvorada, o Eixo Monumental e a Esplanada dos Ministérios.

Sua localização não é aleatória. Está no ponto de passagem do paralelo 15º, com o qual Dom Bosco teria sonhado em 1883. No sonho, ele via que entre os paralelos 15º e 20º estaria situada a capital brasileira. Dentro do templo, está a imagem do profeta esculpida em mármore pelos irmãos Arreghini, da Itália, trazida em uma procissão fluvial em 1962.

No Parque Ecológico Ermida Dom Bosco é possível a prática de vários esportes e a caminhada com o visual deslumbrante do Lago Paranoá.
Endereço: Estrada Parque Dom Bosco, próximo à Barragem do Paranoá
Telefone: (61) 3367-4505 e 3367-2000
Horário: Diariamente, das 6h ás 22h

Expressão Brasiliense

Read Previous

Técnicos agrícolas se reúnem em Brasília contra a criação de conselho federal

Read Next

Sistema de alerta de desastres entra em funcionamento hoje no DF